Designers falam sobre seus cartazes para a Bolsa ZUM/IMS
Publicado em: 3 de junho de 2016As inscrições para a edição de 2016 da Bolsa ZUM/IMS estão abertas até o dia 24 de junho. O cartaz deste ano foi feito pelo estúdio Quadradão, e é inspirado no desenho do diafragma de uma objetiva.
Confira os cartazes das edições anteriores e um comentário dos respectivos designers sobre o processo de criação de cada um:
2013, por Daniel Trench e Celso Longo
“Tínhamos como princípio norteador não usar uma imagem fotográfica na construção do cartaz. Achávamos que uma foto, seja lá qual fosse, poderia induzir o público a um entendimento fechado do que é a fotografia — em um concurso que pretende expandir esses limites. Desse modo, optamos por tratar a própria tipografia como imagem. E, por meio desse deslocamento, remeter a ideias caras ao ato fotográfico: campo, enquadramento, composição, figura e fundo, positivo e negativo, retrato-paisagem/vertical-
“O cartaz da Bolsa ZUM de 2014 foi feito a partir do escaneamento de equipamentos fotográficos. Com a ajuda do fotógrafo Guilherme Maranhão eu dispus máquinas e lentes diretamente sobre o vidro do scanner, obtendo a silhueta deles em alto contraste. A composição final mantém a escala original dos objetos e faz um jogo de espelhamentos entre elementos geométricos circulares e retangulares e o desenho disforme das alças das máquinas.”
“O cartaz foi criado a partir do desenho do artista Deco Farkas, o Treco, que eu já conhecia da parede da casa de seu pai, Kiko Farkas. A máquina ilustrada é uma imagem divertida e engenhosa, um convite simpático para os candidatos à bolsa.”