Harun Farocki e as imagens dos jogos para computadores no Paço das Artes
Publicado em: 27 de janeiro de 2016Abre nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 19h, a exposição Programando o visível, do artista tcheco Harun Farocki (1944-2014), no Paço das Artes. A mostra busca refletir sobre a natureza das imagens do século 21, explorando o deslocamento das imagens captadas por aparelhos ópticos para imagens geradas por computador. Em exibição, as instalações Paralelo I-IV (2014) e Interface (1995), além de Frases de impacto, imagens de impacto: Uma conversa com Vilém Flusser (1986).
Paralelo I-IV é um filme-instalação dividido em quatro partes, que aborda a linguagem de jogos para computadores, refletindo sobre trechos de jogos populares. Os filmes são narrados por uma voz ensaística.O primeiro da série, feito em 2012, analisa o estilo da computação gráfica dos games dos anos 1980, que utilizavam somente imagens sem profundidade de campo compostas por linhas horizontais e verticais, próximas ao fotorrealismo. No segundo e terceiro filmes (2014), Farocki investiga as barreiras e as especificidades dos mundos paralelos criados pelos games de animação computadorizada até chegar ao quarto filme, último trabalho do artista, realizado em 2014, que tem como protagonistas os heróis dos games inspirados na Los Angeles dos anos 1940, em imagens pós-apocalípticas, e nos filmes de Western. Aqui, a violência e as armas perpassam o jogo. “Esses heróis não têm pais ou professores. Eles devem encontrar as próprias regras para seguir de sua própria maneira”, diz Farocki na narração.
No filme-instalação Frases de impacto, imagens de impacto: Uma conversa com Vilém Flusser, Farocki entrevista o filósofo das mídias Vilém Flusser (1920-91), pedindo que ele analise a capa do dia do jornal sensacionalista alemão Bild Zeitung, com ênfase no impacto da relação entre os títulos, os textos e as imagens. Os livros sobre fotografia e imagens técnicas de Flusser influenciaram inúmeras obras do artista-cineasta.///