Bárbara Wagner e coletivo Trëma são os ganhadores da Bolsa ZUM/IMS de 2015
Publicado em: 3 de agosto de 2015A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos ganhadores da 3ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS:
Mestres de cerimônias 2015-2016, de Bárbara Wagner (Brasília/DF – 1980)Mestra em artes visuais pelo Duth Art Institute (Holanda) em 2011, sua prática em fotografia está centrada na representação do “corpo popular”, suas manifestações históricas, estratégias de visibilidade e subversão dentro da indústria cultural e de consumo contemporâneas. No projeto Mestres de cerimônias 2015-2016 a artista irá documentar a combinação de realidade e fantasia que envolve a vida dos jovens MCs dos movimentos de Brega Funk e Funk Ostentação. Memento, do coletivo Trëma
|
Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 479 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil e por brasileiros residentes no exterior.
O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles.
Conheça também os projetos ganhadores das edições anteriores da Bolsa ZUM/IMS:
Bolsistas 2014 – Bolsistas 2013
Comissão julgadora 2015
Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS
Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do IMS
Moacir dos Anjos, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, curador e crítico de arte
Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do IMS
Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS