Revista ZUM 12

Vem aí a ZUM #12: lançamento em São Paulo e no Rio

Publicado em: 04 de abril de 2017

A ZUM #12 apresenta com exclusividade Missão francesa, capa desta edição e novo projeto do fotógrafo paulistano André Penteado, autor de Cabanagem (2015). Nesse trabalho, Penteado investiga os desdobramentos visuais da missão que desembarcou no Rio de Janeiro em 1816 para criar a primeira escola de belas-artes do país. O diretor Vincent Carelli e a escritora Ana Carvalho conversam com a jornalista Fabiana Moraes sobre o cinema indígena brasileiro e o projeto Vídeo nas Aldeias, que há 30 anos realiza oficinas de produção audiovisual em aldeias por todo o país.

ZUM  traz também o influente ensaio crítico Marcas da indiferença: aspectos da fotografia na, ou como, arte conceitual, escrito pelo artista canadense Jeff Wall em 1995 e até então inédito em português; a polêmica personagem @ex_miss_febem, criada pela artista carioca Aleta Valente no Instagram; a carreira do fotógrafo e cineasta holandês Ed van der Elsken (1925-1990), revista pela curadora Hripsimé Visser a partir de seus filmes e livros; as imagens de penteados africanos do fotógrafo nigeriano J. D.’Okhai Ojeikere (1930-2014); e o texto Verdadeiro ou falso, do ensaísta Mauricio Puls, que analisa a tensão filosófica entre realidade e ilusão em casos famosos do fotojornalismo brasileiro.

A edição mostra ainda a vida noturna dos anos 1980 e 1990 registrada pela fotógrafa Vania Toledo e comentada pelo jornalista Silas Martí; um ensaio da pesquisadora Maria Angélica Melendi sobre as fotopinturas da coleção de Titus Riedl; e uma análise do crítico Lorenzo Mammì do retrato de Joseph Beuys com mulher e filhos feito por Robert Lebeck.

O lançamento da ZUM ocorrerá junto com a estréia nacional do filme Martírio, de Vincent Carelli. Narrado em primeira pessoa e com imagens gravadas pelo diretor por mais de 40 anos, o documentário retrata a luta dos índios Guarani Kaiowá contra deputados ruralistas que defendem os interesses de fazendeiros e de representantes do agronegócio no Congresso.

A nova edição da revista ZUM chega às livrarias em abril, com pré-lançamento no dia 8, na SP-Arte, e lançamentos nos dias 13, em São Paulo, e 14, no Rio de Janeiro (veja as informações abaixo).

Pré-venda da ZUM #12 na loja virtual do IMS

O edital da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS será publicado em 2 de maio no site da revista e as inscrições ficarão abertas até 2 de julho. Mais informações em breve.

 

Pré-lançamento na SP-Arte

No sábado, 8 de abril, das 18h às 20h, a revista ZUM estará à venda em primeira mão no quiosque Fiteiro Cultural, na entrada da SP-Arte
Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo-SP.

Lançamento ZUM #12 – São Paulo

Estreia nacional do filme Martírio, de Vincent Carelli, codireção de Tita e Ernesto Carvalho, seguida de debate com Carelli e Maria Rita Kehl.
Data: 13 de abril, quinta-feira
Projeção do filme, às 19h
Debate, às 21h30
Espaço Itaú de Cinema Augusta
Anexo, Sala 4
Rua Augusta, 1470 São Paulo- sp

Lançamento ZUM #12 – Rio de Janeiro

Exibição do filme Martírio, de Vincent Carelli, codireção de Tita e Ernesto Carvalho, seguida de debate com Carelli e Ivana Bentes
Data: 14 de abril, sexta-feira
Projeção do filme, às 17h
Debate, às 19h50
Sala José Carlos Avellar
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

 

Sessões gratuitas, sujeitas à lotação das salas.

 

Tags:

  • Ricardo Montero

    Gostaria de saber se a revista Zum está a venda em alguma livraria de São Paulo, ou se posso comprá-la exclusivamente pela internet. Em tempo, parabéns pela revista!