Revista ZUM 10

ZUM #10: assista à íntegra do bate-papo de lançamento da edição

Publicado em: 05 de maio de 2016

Assista na íntegra ao bate-papo realizado no MAM-SP em 9 de abril de 2016, com os fotógrafos Tatewaki Nio e Michael Wesely e o crítico de arte Guilherme Wisnik, em função do lançamento do décimo número da revista ZUM.

Os artistas apresentaram seus trabalhos publicados nesta edição comemorativa, respectivamente “Nova arquitetura andina” e “Potsdamer Platz”, onde lidam de maneiras diferentes com a arquitetura e o espaço urbano. Com longas exposições que chegam a durar anos, o alemão Wesely registrou a reconstrução de um marco urbano de Berlim após a queda do muro que dividiu a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Já em seu trabalho realizado em El Alto, na Bolívia, o fotógrafo japonês radicado no Brasil Tatewaki Nio documenta um curioso fenômeno arquitetônico, que consiste no surgimento de curiosos salões de eventos em meio à paisagem árida do local.

Para Wisnik, ambos têm um olhar de desfetichizacão para seu tema. Wesely expõe a fratura de um lugar que pretendia se reapresentar como símbolo de um mundo unificado e da vitória do capitalismo. Por sua vez, Tatewaki incorpora o contexto, revelando o choque entre a ostentação das fachadas das construções e a simplicidade do que está ao redor.

Tags: , , ,