Radar

O fotógrafo Mauro Restiffe fala sobre sua exposição “São Paulo, fora de alcance”

Publicado em: 08 de agosto de 2014

Está em cartaz até 28 de setembro a exposição São Paulo, fora de alcance, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. A individual do fotógrafo paulista Mauro Restiffe inaugura o programa anual de exposições de fotografia contemporânea brasileira do IMS.

A pedido da revista ZUM, Restiffe fotografou o bairro da Luz em 2012. Para esta exposição, o fotógrafo foi convidado a estender seu trabalho sobre a cidade de São Paulo, realizando caminhadas por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Esses deslocamentos aconteceram quase diariamente por três meses e deram origem a centenas de fotografias, feitas com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade característicos da poética do artista. Junto com a exposição foi lançado um livro com 50 imagens.

No vídeo abaixo, Mauro Restiffe conta como concebeu e realizou a série de fotografias que deu origem à exposição. Enquanto ouve as explicações, o espectador do vídeo acompanha o trabalho do artista em seu estúdio, a impressão em grande escala  das fotos e os preparativos para a mostra.

[youtube width=”700″ height=”394″]https://www.youtube.com/watch?v=XVTJL2FKyt4[/youtube]

Watch the video with ENGLISH SUBTITLES.

Exposição SÃO PAULO, FORA DE ALCANCE
Fotografias de Mauro Restiffe e curadoria de Thyago Nogueira
Visitação: 8 de junho a 28 de setembro de 2014
Centro cultural do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Tags: , , ,