Radar

Fernando Lemos e Dorrit Harazim são destaques no Prêmio APCA 2016

Publicado em: 01 de dezembro de 2016

A Associação Paulista de Críticos de Arte anunciou na noite desta quarta-feira, 30/11, os vencedores de sua premiação anual. A fotografia teve destaque em diversas categorias.

O filho de Marcelino Vespeira, 1949-52, um dos retratos de Fernando Lemos publicados na ZUM #11

O filho de Marcelino Vespeira, 1949-52, um dos retratos de Fernando Lemos publicados na ZUM #11

O pintor, fotógrafo e artista gráfico português Fernando Lemos recebeu o grande prêmio da crítica em Artes Visuais. Na ZUM #11, Lemos faz minuciosa revisão de sua trajetória em entrevista ao professor Rubens Fernandes Junior, comentando momentos importantes de sua vida e discorrendo sobre os princípios que norteiam sua arte, a partir de fotos (algumas inéditas) produzidas entre 1945 e 1952, período em que morava em Portugal e convivia com um grupo de artistas surrealistas.

Dorrit Harazim, abril de 2016 © Renato Parada

Dorrit Harazim, abril de 2016 © Renato Parada

A jornalista Dorrit Harazim, colaboradora da ZUM e ex-colunista deste site foi premiada na categoria Reflexão Crítica em Artes Visuais pelo livro O instante certo, que reúne seus textos sobre fotografia. Dos 38 ensaios contidos no volume, 35 foram publicados pela ZUM (no site ou na revista).

Tuca Vieira, Campo Belo, São Paulo

Tuca Vieira, Campo Belo, São Paulo

Na seção Arquitetura, Tuca Vieira ganhou o prêmio de Pesquisa por seu ensaio Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores, exposto este ano na Casa da Imagem e resenhado no site da ZUM.

Gal Oppido, “El Gold”, 2010

Na categoria Fotografia propriamente dita, dentro de Artes Visuais, o vencedor foi Gal Oppido pela exposição Sentidos da pele, na Galeria Lume.///