Edital | Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017

Versão em PDF

EDITAL

BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM/IMS 2017 – Inscrições encerradas

O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para selecionar os projetos eleitos à BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM/IMS 2017.

1. Do objeto

Constitui objeto do presente edital a seleção de dois projetos de criação fotográfica inéditos. O objetivo da Bolsa de Fotografia do Instituto Moreira Salles é permitir que artistas e fotógrafos desenvolvam e aprofundem sua produção no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Entende-se por projeto inédito aquele que ainda não foi apresentado publicamente, por meio de exposições, publicações, sites ou outros meios de exibição e divulgação, e/ou que não tenha sido premiado em outro edital, concurso ou competição, nem tenha recebido qualquer menção honrosa.

Como contrapartida, o resultado final dos projetos selecionados será incorporado permanentemente ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles. Caberá ao fotógrafo, no momento da inscrição, definir quantas fotografias, em que suporte e de que formato, integrarão o resultado final do projeto (ver descrição detalhada do projeto no item 3.3).

2. Das condições

2.1. Estão aptas a participar do concurso pessoas físicas, incluindo coletivos de artistas e de fotógrafos, e estrangeiros radicados no Brasil há, no mínimo, 1 ano.

2.2. É vedada a inscrição de: (i) fotógrafos cujo conjunto de obras esteja incorporado permanentemente ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles; (ii) fotógrafos ou artistas que tenham sido premiados com a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em anos anteriores; (iii) pessoas físicas que tenham vínculo de parentesco com funcionários do Instituto Moreira Salles; e (iv) funcionários do Instituto Moreira Salles.

3. Das inscrições

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 de maio a 2 de julho de 2017.

3.2. O material de inscrição deverá ser enviado por correio, até o dia 2 de julho de 2017, em um único envelope, por meio de carta registrada e/ou com aviso de recebimento (AR), para o seguinte endereço:

BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM/ IMS 2017
INSTITUTO MOREIRA SALLES
Avenida Paulista 2439, 6º andar, Bela Vista
CEP 01311-936 − São Paulo/SP

3.3. O material de inscrição a que se refere o item anterior compreende os seguintes documentos impressos:

  • ficha de inscrição preenchida e assinada;
  • cópia do RG e CPF;
  • para estrangeiros, documento que comprove residência no Brasil há, no mínimo, 1 ano;
  • breve currículo do candidato, acompanhado de portfólio resumido de seus trabalhos, que deve ser entregue impresso no tamanho máximo A4;
  • descrição detalhada do projeto, que deverá conter:

(i) sinopse de até 5 linhas;

(ii) apresentação do projeto em até 2 páginas;

(iii) nos casos de trabalho em andamento, portfólio impresso de imagens no tamanho máximo A4, que farão parte do projeto;

(iv) descrição do resultado final que será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles. A descrição deve conter o número estimado de fotografias, o formato aproximado das imagens e o tipo de suporte;

(v) outras informações que permitam a avaliação do projeto; e

(vi) cronograma e etapas de execução do projeto.

Obs.: Qualquer tipo de material que não seja impresso, como vídeos ou arquivos digitais, não serão considerados na avaliação.

3.4. Serão desconsideradas as inscrições realizadas fora do prazo, aquelas cujo material de inscrição estiver incompleto, as remetidas de forma diversa da estabelecida no item 3.2 ou as que contrariem qualquer dos itens deste edital.

3.5. O projeto deverá ser enviado na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementações posteriores à postagem.

3.6. Cada candidato poderá se inscrever com apenas 1 (um) projeto neste edital.

4. Da seleção

4.1. O processo seletivo será realizado em duas etapas:

  • habilitação dos projetos, com o objetivo de verificar o cumprimento das exigências previstas neste edital;
  • avaliação dos projetos habilitados, segundo os critérios previstos neste edital, pela Comissão de Seleção, a ser constituída por profissionais do Instituto Moreira Salles e convidados de reconhecida experiência na área fotográfica.

4.2. A Comissão de Seleção levará em consideração as seguintes diretrizes norteadoras na avaliação dos projetos:

  • qualidade artística;
  • qualificação do candidato; e
  • viabilidade prática.

4.3. A Comissão de Seleção poderá estabelecer critérios de avaliação dos projetos a partir das diretrizes gerais descritas no item 4.2.

4.4. O resultado final com a relação dos dois projetos selecionados será divulgado no site da revista ZUM (www.revistazum.com.br) em agosto de 2017.

4.5. Não serão aceitos pedidos de reconsideração do resultado final da seleção.

4.6. Os candidatos poderão retirar os projetos não selecionados no endereço indicado no item 3.2 acima, no prazo de até 30 dias a contar da divulgação do resultado final. Após este prazo, os projetos não retirados serão inutilizados.

5. Da bolsa

5.1. Para a viabilização dos projetos selecionados a partir deste edital, inclusive a produção do respectivo resultado final para incorporação ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles, serão concedidas 2 (duas) bolsas no valor bruto de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).

5.2. Os bolsistas selecionados deverão enviar ao endereço indicado no item 3.2, no prazo de até 10 dias úteis a contar da data da publicação do resultado, os seguintes documentos:

  • dados bancários (banco, agência e conta corrente);
  • comprovante de residência; e
  • contrato assinado.

5.3 O pagamento da bolsa, descontados o imposto de renda à alíquota estabelecida pela Receita Federal do Brasil na ocasião do pagamento e eventuais tributos instituídos durante a vigência deste Edital, será efetuado em 3 (três) parcelas, da seguinte forma:

  • 70% após a assinatura do contrato;
  • 15% em até 10 dias úteis após a entrega do relatório e do primeiro encontro referidos, respectivamente, nos itens 6.5 e 6 a seguir; e
  • 15% após a entrega do resultado final do projeto.

6. Das obrigações

6.1 Os bolsistas selecionados obrigam-se a realizar e entregar, no endereço indicado no item 3.2 acima, o resultado final dos respectivos projetos no período de 8 meses a partir do depósito da primeira parcela da bolsa.

6.2. Os bolsistas selecionados comprometem-se a cumprir integralmente o projeto aprovado. Eventuais mudanças no projeto deverão ser discutidas com a coordenação da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.

6.3. Os bolsistas selecionados, ao término do projeto, realizarão uma conversa aberta ao público para apresentar os resultados dos projetos, em local definido pelo Instituto Moreira Salles.

6.4. Ficam sob a responsabilidade dos bolsistas selecionados todos os contatos, contratações, custos e encargos referentes ao desenvolvimento do projeto selecionado, inclusive eventuais autorizações e pagamentos de direitos autorais e de imagem, de acordo com a legislação vigente, os quais deverão ser comprovados documentalmente.

6.5. No prazo de 120 dias após o depósito da primeira parcela da bolsa, os selecionados deverão encaminhar ao endereço indicado no item 3.2 relatório detalhado das atividades realizadas, acompanhado de materiais comprobatórios, se houver.

6.6. Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, serão realizados dois encontros entre o bolsista selecionado e a Comissão de Seleção em datas a serem acordadas entre as partes.

6.7. O resultado final dos projetos será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles e veiculado nos canais de divulgação da revista ZUM. O Instituto Moreira Salles poderá, mas não estará obrigado a, exibir e/ou publicar o resultado final dos projetos em qualquer meio ou forma, mediante o compromisso de manter as intenções originais do fotógrafo.

6.8. O bolsista selecionado licenciará ao Instituto Moreira Salles o direito de exclusividade para exibir, divulgar, reproduzir, publicar e/ou utilizar o resultado final dos projetos pelo prazo de 1 ano a contar da sua data de entrega. Durante este prazo, qualquer utilização do resultado final do projeto, incluindo, mas não se limitando à exibição, à publicação e à comercialização, em qualquer meio ou forma, dependerá da aprovação prévia e por escrito do Instituto Moreira Salles.

6.9. Após o prazo referido no item 6.8 acima, o Instituto Moreira Salles terá o direito de exibir, divulgar, reproduzir, publicar e/ou utilizar, por qualquer meio ou forma, o resultado final do projeto em todo e qualquer evento, atividade e projeto de natureza institucional e/ou cultural do Instituto Moreira Salles.

6.10 Após o prazo referido no item 6.8 acima, o bolsista selecionado poderá dispor integralmente do resultado final do projeto, observada a disposição do item 7 a seguir.

7. Dos créditos

Toda e qualquer divulgação do resultado final do projeto deverá ser sempre acompanhado do seguinte crédito: “Realizado com incentivo da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS”.

8. Das disposições gerais

8.1. O ato da inscrição implica a plena aceitação das normas constantes do presente edital.

8.2. Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela Comissão de Seleção, ficando desde logo eleito o Foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir eventuais questões relativas a este edital.

8.3. O Instituto Moreira Salles não se responsabiliza pelas licenças e autorizações necessárias à realização dos projetos selecionados, sendo essas de total e exclusiva responsabilidade dos bolsistas selecionados.

8.4. A inexecução total ou parcial dos projetos contemplados neste edital implicará a adoção de medidas judiciais cabíveis e a devolução, por parte do bolsista selecionado, dos recursos recebidos, atualizados de acordo com a legislação vigente à época em que se realizar a respectiva quitação.

8.5. O bolsista selecionado será o único e exclusivo responsável pela realização do seu projeto, nas esferas civil, criminal e outras, isentando o Instituto Moreira Salles de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.

8.6. O presente edital ficará à disposição dos interessados no site www.revistazum.com.br

  • Neide Oliveira

    Excelente oportunidade para fotógrafo mostrar o seu trabalho inédito. O prêmio em dinheiro é um bom incentivo!

    • Wenderson Sousa Araújo

      O valor ganho é para custear o projeto, ou seja, não ficará com o artista. Foi o que eu entendi. Me corrija caso esteja errado.

  • Wenderson Sousa Araújo

    Eu nunca participei desse tipo de bolsa. Quero saber se esses 65 mil são para custear o projeto ou o bolsista leva consigo esse dinheiro?

    • Instituto Moreira Salles

      Oi Wenderson. Você pode incluir todos os custos previstos no projeto, de forma que o valor da bolsa viabilize seu trabalho.

  • Ricardo

    No item 5.2 Moreira Salles, serão concedidas 2 (duas) bolsas no valor bruto de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais). Esse valor é para os dois selecionados? Somando 130000,00 no total?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Ricardo. Correto, serão concedidas duas bolsas, cada uma no valor de R$ 65 mil.

  • Myla Coelho

    Quem não tem Portifolio ainda? Ou mutos trabalhos na verdade bem poucos pode ser só algumas fotos do projeto??

    • Instituto Moreira Salles

      Oi Myla. O portfólio é um item do edital e não pode ser substituído por fotos do projeto.

  • Luciana Ferreira – Lulu

    Adoraria acreditar nestes editais que sempre acabam recrutando pessoal nada iniciante…

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Luciana. Conforme o edital da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, não há qualquer restrição quanto a formação do proponente.

  • julia

    faço 18 anos no fim de julho, posso me inscrever?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Julia. Não há idade minima para efetuar a inscrição 🙂 .

  • Elisa Arruda

    Olá.
    Sendo um dueto. Eu, artista plástica e mais uma fotógrafa. Posso ser a responsável pela submissão? O portfólio dividido em 2 partes, com trabalho das duas integrantes? Obrigada.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Elisa,

      Sim, você pode ser a responsável pela inscrição. Quanto ao portfólio, este pode ser organizado da forma que vocês julgarem ideal.

  • Bernardo

    caro moderador, como inscrever o projeto quando será executado por duas pessoas? Preciso criar um nome fantasia ou poderia colocar na ficha de inscrição o nome dos dois?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Bernardo,

      São aceitas inscrições de coletivos, claro. Entretanto, a ficha de inscrição deve conter apenas um nome, com respectivos dados dos documentos solicitados.

  • Gino Tadeu

    O que sobrar do dinheiro do projeto fica com o artista ou tem que devolver ele?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Gino. Questões relativas aos valores são sempre avaliadas caso a caso, considerando o projeto e as clausulas do contrato estabelecido com o proponente vencedor.

  • Renato Martins

    Olá, o projeto é para uma exposição, livro, etc? O dinheiro estaria incluso para custear toda exposição ou livro? obg.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Renato. O formato do projeto é definido pelo autor, não há restrição quanto ao suporte ou meio. O valor do prêmio deve cobrir os custos do projeto.

  • Camila Rondon Curado

    Há um email ou telefone de contato para esclarecer dúvidas? Eu gostaria de saber se as fotos podem já existir, se estiverem inéditas, ou se o projeto deve ser concebido e executado (fotografado) no período determinado pelo edital? Grata. Camila camila@studiotesis.com.br

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Camila. Você pode mandar suas dúvidas para bolsadefotografia@ims.com.br. A Bolsa de Fotografia ZUM visa premiar trabalhos inéditos, em desenvolvimento ou ainda em estágio inicial.

  • Matheus Loyola

    É possivel entregar o projeto pessoalmente ao invés de mandar no correio? moro perto do local..

  • Olá. Quais as especificações de tipo e tamanho da fonte para sinopse e apresentação? Obrigado

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Rodrigo. Não qualquer restrição ou obrigatoriedade sobre tipo e tamanho da fonte.

  • Adriano Ebenriter

    Olá! Tenho dúvidas em relação ao texto: “nos casos de trabalho em andamento, portfólio impresso de imagens no
    tamanho máximo A4, que farão parte do projeto”. Tenho que enviar TODAS as fotos ou posso enviar algumas fotos representativas do que será o projeto quando finalizado?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Adriano. Não é necessário enviar todas as imagens. Você pode realizar uma seleção, de acordo com os critérios de seu projeto.

  • Augusto Ferreira

    Bom dia. No caso das fotos nunca terem sido tema de uma exposição seria no caso minha exposição ou de quaquer outra pessoa? Obrigado.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Augusto. Esta prerrogativa vale para qualquer exposição. Entretanto, avalie se houve uma divulgação ampla das suas fotografias. Se desconhecido do público, consideramos que o trabalho permanece inédito.

  • Rodrigo Castro

    O envio poderá ser feito até o dia 2/jul (que é domingo), mas o recebimento pelo IMS ser posterior a essa data invalida a inscrição? Ou seja, 2 de julho é a data máxima para postagem?
    Pode ser enviado por sedex?
    Obrigado!

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Rodrigo. Sim, você pode enviar por sedex. O que vale, para fins de inscrição, é sempre a data da postagem. Se você postar até o dia 2/7, seu projeto estará inscrito.

  • Gino Tadeu

    Pode levar um ajudante para os lugares em que o fotografo for fazer a foto e precisar de auxilio ou fotografo tem que executar sozinho o projeto sem ajuda de um assistente?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Gino. Você pode constar com um ou até mesmo mais ajudantes. Não qualquer restrição nesse sentido.

  • Boa tarde. Por favor na apresentação do projeto tenho que detalhar todos os gastos que terei com viagens e investimentos para a realização do trabalho e posteriormente comprovar esses gastos caso o projeto seja o escolhido? Ou do valor do prêmio posso investir da forma que precisar e quiser para a produção do mesmo? Muito obrigado.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Marcello. O edital não menciona planilha com custos, embora você possa apresentar algo parecido, se achar necessário. Os gastos também não precisam ser comprovados posteriormente.

  • Tomaz Klotzel

    o dia 02/07 cai num domingo. o prazo foi extendido até a segunda feira por acaso?

  • André Teixeira

    Bom dia,fotos já publicadas em redes sociais são consideradas inéditas?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá André. Tudo bem se você publicou algumas fotos, contanto que o projeto (isto é, a série de imagens vista como um trabalho único) permaneça inédita. Ou que as imagens já publicadas sejam acrescidas de outras imagens novas.

  • André Teixeira

    um trabalho pode ser feito por uma dupla de fotógrafos? Como seria feita a inscrição?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá André. Sim, são aceitas inscrições de duplas e coletivos. A inscrição deve ser realizada por apenas um dos integrantes.

  • sandra

    Olá, existe algum inconveniente a que o projeto seja enviado a partir do exterior, onde me encontro atualmente?
    É possivel ter de volta o dossier enviado, ja que ele conterá imagens originais e de tiragem unica?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Sandra. Nenhum problema, pode enviar a partir de qualquer local. Os projetos poderão ser retirados no mesmo endereço para o qual foram enviados, conforme prazo estabelecido no edital.

  • filó

    o último dia de inscrição cai em um domingo. os correios estão fechados, ou seja não há como postar no último dia. vocês vão rever isso? pensam em prorrogar até dia 03?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá. A data limite para postagem é dia 2 de julho. Note que as agências franqueadas dos Correios abrem aos sábados, conforme consta no site (http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/). Também serão aceitos projetos enviados por empresas como DHL e Fedex, desde conste o carimbo da data de envio.

      • Ana Carolina Cury

        Olá, então o último dia de inscrição deveria ser dia 1 ou 3 e não 2 :/
        DHLs, Fedex e Correios não funcionam neste dia. Já tentei todos.

  • Augusto Ferreira

    Bom dia. Se meu projeto não for aprovado como posso retirar o mesmo? Sendo que moro no Rio de Janeiro. Obrigado.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Augusto. Conforme edital (item 4.6), os candidatos poderão retirar os projetos não selecionados apenas no endereço indicado, no prazo de até 30 dias a contar da divulgação do resultado final.

      • Augusto Ferreira

        Terei que ir a São Paulo, não pode ser feito via Correio?

        Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
        ——– Mensagem original ——–De: Disqus Data: 30/06/17 10:57 (GMT-03:00) Para: acesarfotografia@gmail.com Assunto: Re: Comment on Edital | Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017
        “Olá Augusto. Conforme edital (item 4.6), os candidatos poderão retirar os projetos não selecionados apenas no endereço indicado, no prazo de até 30 dias a contar da divulgação do resultado final.”

        Settings

        A new comment was posted on Revista ZUM

        Instituto Moreira Salles

        Olá Augusto. Conforme edital (item 4.6), os candidatos poderão retirar os projetos não selecionados apenas no endereço indicado, no prazo de até 30 dias a contar da divulgação do resultado final.

        9:57 a.m., Friday June 30

        |

        Other comments by Instituto Moreira Salles

        Reply

        to Instituto Moreira Salles

        Instituto Moreira Salles’s comment is in reply to

        Augusto Ferreira:

        Bom dia. Se meu projeto não for aprovado como posso retirar o mesmo? Sendo que moro no Rio de Janeiro. Obrigado. Read more

        You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to disqus_JeLxSFWE63.

        You can unsubscribe
        from emails about replies to disqus_JeLxSFWE63
        by replying to this email with “unsubscribe”
        or reduce the rate with which these emails are sent by
        adjusting your notification settings.

        • Instituto Moreira Salles

          Augusto, você pode pedir para algum amigo retirar em seu nome. Entretanto, a retirada se dará apenas presencialmente, conforme resposta anterior.

  • Andre Mantelli

    Se a inscrição só pode ser feita pelo Correio, não faz sentido o prazo final de entrega ser dia 2, que cai num domingo, certo?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá André. O edital sempre fica aberto por dois meses a partir do primeiro dia de divulgação, que este ano foi em 2 de maio. A data final para envio é 2 de julho. Uma parte das agências franqueadas dos Correios estará aberta no sábado. Confira o endereço mais próximo no site http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/

      • Andre Mantelli

        Entendi. Obrigado pela resposta. 🙂

  • Taís Somaio

    Boa tarde, é possível entregar na portaria do prédio até o dia 02.07?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Taís. Conforme item 3.2 do edital, o material de inscrição deverá ser enviado por correio, até o dia 2 de julho de 2017, em um único envelope, por meio de carta registrada e/ou com aviso de recebimento (AR).

  • Luiz Ackermann

    por favor, no item (lv) descreva “tipo de suporte”, perdoe-me, mas não entendi o que seria “tipo de suporte”

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Luiz. Na Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, não há restrições quanto ao tipo de suporte, uma vez que serão aceitas inscrições que envolvam vídeos, instalações etc. Considerando as práticas da fotografia contemporânea, uma imagem pode ser impressa (ou revelada, projetada…) em diversos materiais, e sua montagem pode variar de acordo com as intenções do autor. Você deve especificar isso no projeto, considerando as demandas e o tipo de trabalho a ser desenvolvido.

      • Luiz Ackermann

        Obrigado

  • Rita Guedes

    Olá! Somente profissionais podem participar?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Rita. Não há restrições quanto a formação do candidato. Entretanto, as inscrições desse ano estão encerradas.

  • Fábio Duarte

    Bom dia. Ontem postei meu projeto. Passou dos 500 gramas e não pude enviar como carta, só foi possível enviar como sedex, tudo bem? Aguardo confirmação, abraço, Fábio.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Fábio. Sem problemas. Desde que na embalagem conste uma data anterior ou equivalente ao dia 2/7, seu projeto será inscrito.

      • Fábio Duarte

        Tudo certo, foi postado dia 1/7.

      • Fábio Duarte

        Muito grato pelo retorno.

  • Karla Paiva

    Hoje não temos como enviar pelos correios.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Karla. As inscrições encerraram no dia 2/7, conforme item 3.2 do edital. Para se manter informado sobre os prazos da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, recomendamos que assine a newsletter: http://ims.com.br/newsletter/assinar

  • Almir Sebastião Ribeiro de Sou

    Mandei meu projeto pela Gol companhia aérea, antes do dia 02 de julho, porque teve greve dos Correio e ele não abre nem sábado nem domingo, gostaria de saber se meu projeto chegou na mão de vcs. e se ele vai ser aceito, porque foi entregue por companhia aérea

  • Higor Nascimento

    Qual é o dia que vai sair o resultado??