Sumário 29
Publicado em: 17 de outubro de 2025Carta dos editores
A beleza está nas cabeças, da capa à quarta capa da ZUM #29: nos cortes de cabelo fotografados por Melissa de Oliveira – parte deles especialmente para esta edição –, que celebram a vaidade masculina em Salvador e no Rio de Janeiro; e nos retratos do fotógrafo baiano Bauer Sá, que homenageiam a cultura afro-brasileira.
O cinema inspira as fotopinturas da artista Telma Saraiva, que reinventa uma centenária tradição nordestina; e os sonhos embalam o cinema de Sueli Maxakali e Patrícia Ferreira Pará Yxapy, que inauguram uma tradição de realizadoras indígenas.
Mesclando fotografia e desenho, o fotógrafo sul-africano Vuyo Mabheka reencena a orfandade da infância; enquanto os indianos Gauri Gill e Rajesh Chaitya Vangad tornam visíveis as transformações do meio ambiente.
Feministas pioneiras, Claude Cahun e Marcel Moore dedicaram a vida à performance da liberdade de gênero e ao combate ao nazismo. Rafael R. Tranche reflete sobre a transformação das imagens de guerra e mostra como a câmera pode se tornar ferramenta na defesa da liberdade palestina.
Este ano, o centenário de Waldemar Cordeiro é uma oportunidade de resgatar sua reflexão original sobre arte e tecnologia. E a ZUM se despede de Sebastião Salgado com um ensaio que revê seu legado humanista.
A beleza se transforma, mas não fenece.
Thyago Nogueira, Rony Maltz e Elisa von Randow
Capa e quarta capa: Sem título (2024). Fotos de Melissa de Oliveira. Modelo: Wendel Santana Silva (Caladinho). Barbeiro: Moika Du Corte. Uruguai, Salvador, BA.

