Sumário 11

Publicado em: 11 de outubro de 2016

ESTA EDIÇÃO MARCA OS 5 ANOS DE ZUM, publicação semestral que apresenta uma seleção variada e criteriosa da produção visual brasileira e internacional. Enquanto ventos conservadores varrem parte do planeta, ZUM engaja-se em mostrar imagens que contenham temas relevantes e urgentes. Há mais de dez anos, Zanele Muholi reafirma o poder dos retratos na série Faces e fases, em que centenas de mulheres negras lésbicas e transgêneros compõem um libelo contra os padrões de comportamento, a violência e o preconceito. Outros conflitos aparecem na edição: na série de Arthur Omar feita para ZUM com a sobreposição das fotos que tirou durante viagem ao Afeganistão em 2002, logo após a invasão do país pelos Estados Unidos; na obra política do alemão Gerhard Richter, enfocada a partir do embate entre fotografia e pintura; na limpeza étnica promovida há 100 anos pelas imagens do equatoriano José Domingo Laso; e nas terríveis colagens de Thomas Hirschhorn, feitas com cenas de violência explícita para, segundo o manifesto do artista, tirar o espectador da letargia.

Questões sociais também permeiam o trabalho do coletivo Trëma, vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2015. Usando como mote depoimentos colhidos no Brasil, o Trëma viajou ao Congo e à Colômbia para fotografar as memórias de dois imigrantes que desembarcaram aqui no ano passado. Para garantir o clima de celebração, ZUM homenageia o genial Fernando Lemos, que revê a carreira e discorre sobre os princípios que norteiam sua arte a partir de fotos produzidas em Portugal entre 1945 e 1952, algumas delas inéditas. Com uma análise afiada das selfies, o catalão Joan Fontcuberta mostra que a fotografia tem deixado de servir à preservação da memória para virar um elemento de comunicação. Na abertura da revista, ZUM resgata oito narrativas xerográficas de Mario Ramiro. O artista e professor reaparece na edição com um extrato de sua tese de doutorado, que estuda as fotografias de espíritos produzidas no Brasil e explora a relação entre fotografia e verdade, ciência e religião. Quando se fala de imagem, nem tudo é o que parece ser.