Radar

A primeira superquadra de Brasília 50 anos depois

Publicado em: 29 de julho de 2015

APTO_001

 

Em 2 de fevereiro de 1960 era inaugurada a primeira superquadra do plano urbanístico de Lucio Costa para a nova capital do país. Foram os primeiros edifícios residenciais erguidos em Brasília – inaugurada poucos meses depois. Um total de 456 apartamentos distribuídos em 11 blocos, configurando a Superquadra 108 Sul (ou SQS 108, aos versados na cartografia da cidade). Foi projetada por Oscar Niemeyer, junto da SQS 107, para que servissem de parâmetro às demais.

Apto – a moradia moderna de Brasília, do fotógrafo brasiliense Leonardo Wen, constrói uma narrativa visual da apropriação dos habitantes da SQS 108. Marcas de suas personalidades, a decoração que individualiza cada uma dessas unidades habitacionais seriadas, construídas sob preceitos modernos de edifícios funcionais, de fachadas iluminadas, regulares e avessas a adornos.

O foco do artista foi os apartamentos menos reformados nos últimos 50 anos. A busca trouxe a constatação de que poucos imóveis mantém suas características arquitetônicas originais, não mais do que quatro ou cinco apartamentos por edifício.

O projeto, publicado em livro pela Tempo d’Imagem e patrocinado pela FUNARTE, através do XI prêmio Marc Ferrez de Fotografia, pode ser visto na íntegra aqui. Além das fotografias de Leonardo Wen, o fotolivro é composto por imagens em preto-e-branco encontradas nos arquivos públicos da cidade, captadas à época de sua construção, entrevistas com os atuais moradores e reproduções de suas plantas arquitetônicas originais.

 

 

Tags: , , ,