Radar

10 contas do Instagram para seguir

Publicado em: 17 de fevereiro de 2016

International Center of Photography (@icp)Photographers’ Gallery (@thephotographersgallery) FOAM Magazine (@foam_magazine)

As instituições fotográficas baseadas em Nova York e Londres, respectivamente, promovem “ocupações” periódicas de fotógrafos contemporâneos convidados, que por uma semana ou mais assumem o comando de suas contas postando fotos próprias. Já a revista holandesa FOAM mantém o projeto “A Talent a Day”, que visa revelar jovens fotógrafos.

 

Stephen Shore (@stephen.shore)

Um dos mais importantes fotógrafos norte-americanos em atividade, considerado um dos mestres da cor, abraçou as novas mídias e posta imagens feitas com o celular que seguem na mesma linha de suas “American Surfaces”.

 

Ai Weiwei (@aiww)

#refugees Uma foto publicada por Ai Weiwei (@aiww) em

O polêmico artista chinês tem usado a internet e a fotografia para expor a própria vida e desafiar a censura de seu país. Mais recentemente, estabeleceu estúdio na ilha grega de Lesbos com o objetivo de investigar e documentar a situação dos refugiados que chegam por ali.

 

10×10 Photobooks (@10x10photobooks)

Plataforma dedicada ao universo dos fotolivros, em sua conta do Instagram também promove ações de “ocupação”, em que convidados mostram seus fotolivros de referência e destaques da própria coleção.  

 

Everyday DPRK (@everydaydprk, Coreia do Norte)Nepal Photo Project (@nepalphotoproject) e Mídia Ninja (@midianinja)

Photo by @surendralawoti #IMPHOTOKTM   Uma foto publicada por NepalPhotoProject (@nepalphotoproject) em

         

Uma foto publicada por NINJA (@midianinja) em

O fotojornalismo ganhou com o Instagram uma ferramenta de peso. Mais e mais fotógrafos têm aderido à rede para compartilhar notícias e imagens em primeira mão, direto de zonas de conflito.   Nesse sentido, importantes projetos colaborativos surgiram nos últimos tempos: o Everyday DPRK busca “abrir uma janela para a Coreia do Norte”. O Nepal Photo Project, criado apenas algumas horas após o terremoto que abalou o país em abril de 2015, ajudou inicialmente a direcionar esforços de socorro internacional e hoje configura-se, como o Everyday DPRK, como uma plataforma de imagens e histórias do país.   No Brasil, o Mídia Ninja – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação emergiu em 2013 como um veículo de notícias alternativo à imprensa tradicional, e ganhou proeminência com sua cobertura dos protestos de junho daquele ano.

 

New York Times (@nytimes)

Kanye West simultaneously debuted his #YeezySeason3 fashion collection and his new album, “The Life of Pablo,” at #MadisonSquareGarden today. A fashion show usually runs for 15 minutes, 20 minutes max. The #Kanye extravaganza, though, went on for about an hour and a half. When his album finished playing, #Kanye promptly asked for a review. “Tell me how y’all feel?” he asked amid the cheers. “Did I deliver on my promise on that album?” He also made a surprising fashion-related confession: that to be creative director of @hermes is a dream of his. “I just want to bring as much beauty to the world as possible.” @damonwinter photographed the #KanyeWest performance, pictured here, and fashion show while on #nytassignment. #nyfw   Uma foto publicada por The New York Times (@nytimes) em

E por falar em fotojornalismo, dos grandes jornais do mundo, o New York Times é talvez o que tenha a conta de Instagram mais ativa e inteligente. As histórias começam com a foto e continuam no site nytimes.com/instagram.

 

A ZUM também tem Instagram. Siga: @revistazum.

  @barbarawagner__ #ocupaZUM    Uma foto publicada por Revista ZUM (@revistazum) em

Tags: , , , ,