Microfilme

O microfilme

Letícia Ramos Publicado em: 15 de outubro de 2013

O MICROFILME mesmo sendo um processo analógico e que lida com insumos em extinção na pratica fotográfica, como os negativos 35mm e 16mm  continua sendo utilizado como método padrão para arquivo de documentos  . Tal prática  está diretamente associada ao fato legal de que o MICROFILME é a única copia que possui o mesmo valor do original e é por isso que boa parte das documentações históricas foram ou ainda são armazenadas neste meio . Muitos arquivos públicos ainda disponibilizam para consulta seus documentos raros com a utilização de maquinas visualizadoras de microfilme .  A maioria das bibliotecas de usam poliéster com componentes fotossensíveis baseada em sais de prata sobre um gel endurecido, com um vida útil estimada de 500 anos sob climatização em padrões técnicos especificados.

Através dos meios de reprodução a artista pretende investigar as composições fotográficas possíveis através da sobreposição , seleção e escala das imagens selecionadas e também a de fotografar de objetos  tridimensionais sobre a base da maquina planetária  – equipamento fotográfico da microfilmagem. Também , a partir das copias realizadas nos negativos 35mm e 16mm do microfilme, testar possibilidades relacionadas as técnicas de animação .

O objetivo da pesquisa fotográfica é estudar e interferir nos suportes e processos de reprodução do processo de microfilmagem para criar uma linguagem própria que aproxime o registro a uma paisagem ficcional .