Livros

Uma seleção de 10 livros de fotografia sobre futebol

Renata Baralle Publicado em: 26 de junho de 2018

Por ocasião da Copa da Rússia, apresentamos uma seleção de dez livros de fotografia sobre futebol que mostram uma visão mais ampla do esporte, na contramão dos registros fotojornalísticos que estamos habituados a ver na imprensa diária. Os livros escolhidos apresentam múltiplas perspectivas do futebol. De uma abordagem histórica de sua disseminação pelo mundo, até fotos inusitadas de partidas acontecendo tanto na Inglaterra como na Amazônia, com a torcida apreensiva nas arquibancadas ou sentada no sofá de casa.

Os livros foram selecionados a partir do acervo da Biblioteca de Fotografia do IMS e do Museu do Futebol.

1. A história ilustrada do futebol brasileiro (Edobras: Editora Documentação Brasileira, 1978)

Dividida em quatro volumes, a coleção traz uma pesquisa extensa sobre o futebol no país, desde os primeiros “jogos de bola” até a as principais competições com participação do Brasil. O primeiro volume trata dos indígenas haitianos que jogavam com bolas de borracha extraídas das seringueiras ainda em 1495 e das primeiras cartilhas que, antes da difusão do aprendizado pelas escolas de futebol, eram peças-chave por explicar as regras, os modelos de indumentária e os principais gestos envolvidos na partida, como chutar, arremessar e cabecear. O segundo volume apresenta o perfil de 24 clubes brasileiros, suas histórias, as competições das quais participaram e uma fotografia oficial de sua primeira formação. O terceiro é dedicado às seleções que representaram o Brasil internacionalmente, em eventos como a copa Roca e a taça Rio Branco até o campeonato Panamericano e as Copas do Mundo. Focado na construção dos primeiros estádios do país, o quarto volume traz o perfil individual de alguns craques brasileiros e pequenas crônicas sobre a paixão nacional pelo futebol.

2. Futebol: a era dourada – imagens extraordinárias de 1900 a 1985, John Tennant (Bounty Books, 2001)

A riqueza iconográfica é o ponto forte desse livro, que apresenta uma seleção abrangente e inusitada de 275 fotografias. Os temas passam longe da visão fotojornalística clássica da competição: vão de bolas sendo confeccionadas a cenas inusitadas dos bastidores, como um jogador se recuperando em uma banheira cheia de gelo. As fotografias raramente têm créditos e, na maioria das vezes, trazem o nome das agências para as quais os fotógrafos trabalham (fato que se repete em diversos outros livros que têm o futebol como tema). O autor brinca que o “fotógrafo desconhecido” é bem representado no livro.

3. No maravilhoso mundo do futebol, de Julian Germain, Murilo Godoy e Patrícia Azevedo (Basalt Publishers, 1998)

Um dos livros que destacamos na seleção é esse projeto colaborativo encabeçado pelo fotógrafo inglês Julian Germain, a artista Patricia Azevedo e o designer Murilo Godoy. As imagens foram produzidas entre 1995 e 1998 na comunidade de Cascalho, em Belo Horizonte. A publicação é resultado de uma série de oficinas de fotografia, pintura e texto, em que 50 crianças participantes usaram câmeras portáteis para registrar a relação entre o futebol e a favela. Os organizadores afirmam ter buscado fugir das formas de representação usuais da favela em reportagens fotográficas, que frequentemente expõem “uma visão cheia de clichês na maneira como retratam as pessoas e suas circunstâncias.” O livro intercala as fotografias com pequenas histórias e pinturas elaboradas pelas crianças.

4. Brasil futebol rei (Image Editora, 1965)

De autoria coletiva, o livro conta com a participação de um time de fotógrafos (Flávio Damm, Carlos Kerr, Paulo Goés e Paulo Garcez) e jornalistas (George Torok e Araújo Netto). Essa publicação também dá um passo além dos registros fotojornalísticos em estádios e nos apresenta o futebol em outras dimensões enraizadas pelo país: em parques, campos de bairro, penitenciárias e conventos. Além disso, aponta uma interessante relação entre a prática do esporte e a urbanização crescente no Brasil na década de 1960. As fotografias são intercaladas por crônicas sobre as grandes estrelas da bola e ilustrações feitas por Aldemir Martins.

5. As donas da bola, com fotografias de Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruan, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Monica Zarattini e Nair Benedicto (Sýn Criativa, 2014)

Produzido por um time de onze fotógrafas, o livro traz uma visão documental do futebol em diferentes contextos. Os cenários são diversos: uma aldeia indígena, um quilombo, um hospital, uma ilha e até dentro de uma casa — onde são registrados os objetos futebolísticos colecionados por uma fã. A publicação apresenta textos em português, inglês e espanhol.

6. Futebol na Amazônia: imagem e alarido, de Maurício de Paiva (DBA, 2012)

Maurício de Paiva procura registrar imagens de partidas de futebol em meio à natureza, mas também o universo por trás dessas partidas. Suas fotografias retratam tanto as particularidades do futebol da Amazônia — como os longos trajetos de barco para chegar às competições — quanto o envolvimento dos jogadores em atividades como a pesca e a extração de madeira. Os textos que acompanham as imagens provêm de uma bibliografia extensa e ajudam a resgatar aspectos históricos da região.

7. Futebol: euforia urbana no Brasil, de Leonardo Finotti e Ed Viggiani (Lars Müller Publishers, 2014)

Nesse livro, os fotógrafos alternam suas perspectivas em relação à partida de futebol: imagens aéreas de campos incrustados em áreas densamente povoadas dividem espaço com registros próximos dos jogos. Com textos apenas em inglês, a publicação destaca o espaço dedicado aos campos de futebol na periferia das grandes cidades brasileiras.

8. Campos europeus: A paisagem das menores ligas de futebol, de Hans van der Meer (Steidl/ Mack, 2006)

“O mais distante possível da Liga dos Campeões”, é como Hans van der Meer descreve os times que procurou fotografar para este trabalho. Com uma abordagem tipológica, Campos europeus documenta os jogos de times em divisões menos importantes do futebol europeu. Na produção das imagens, o fotógrafo justifica sua escolha pelos ângulos mais abertos como uma tentativa de resgatar uma perspectiva visual perdida depois dos anos 1950. Segundo ele, a forma de registrar as partidas de futebol mudou drasticamente com a introdução das câmeras 35mm e teleobjetivas no mercado, o que, somado à popularização da TV, acabou tirando do fotógrafo o encargo de registrar tomadas panorâmicas.

9. Pacaembu, de Thomaz Farkas (DBA, 2008)

Por mais que tenha acompanhado a construção do estádio Pacaembu no final dos anos 1930, o trabalho fotográfico de Thomaz Farkas dá ênfase às pessoas. O livro é repleto de cenas de arquibancadas lotadas, filas e torcedores escalando caixas de madeira, árvores e cercas para conseguir acompanhar um jogo. O livro também traz a famosa foto do salto ornamental na piscina do Estádio, um dos ícones da fotografia moderna brasileira.

10. Nu no campo de futebol, de Juergen Teller (Steidl, 2004)

O controverso fotógrafo alemão faz um registro pessoal de sua experiência com o futebol. Em uma sequência cômica de imagens de apreensão e nervosismo, o livro mostra autorretratos de Teller enquanto assiste ao jogo final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil e Alemanha, ocorrida em Yokohama, no Japão.///

 

Renata Baralle é jornalista, pesquisadora e aluna da graduação em Biblioteconomia na ECA-USP. Trabalha na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista.

Tags: , , , ,