Notícias

Brasileiros Lalo de Almeida e Felipe Dana são premiados no World Press Photo

Publicado em: 13 de fevereiro de 2017

O brasileiro Lalo de Almeida ficou em segundo lugar na categoria Questões Contemporâneas – Histórias do World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais celebrados do mundo, com uma reportagem sobre as vítimas do vírus Zika para a Folha de S. Paulo, publicada em dezembro de 2016.

Outro brasileiro, Felipe Dana, da Associated Press, ficou em terceiro lugar na categoria Notícias – Individuais, com o registro da explosão de um carro-bomba próximo a veículos das forças especiais iraquianas que avançavam em direção a um território dominado pelo Estado Islâmico em Mosul, Iraque.

Felipe Dana, Batalha por Mosul, 16/11/2016. © Associated Press

O alemão Peter Bauza ficou em terceiro na mesma categoria que Lalo de Almeida com um ensaio sobre o “Copacabana Palace”, um suposto condomínio de classe média inacabado há mais de 30 anos no subúrbio do Rio de Janeiro, que hoje abriga mais de 300 famílias sem-teto vivendo em condições precárias.

Peter Bauza, “Copacabana Palace”, outubro de 2015. (A jovem Eduarda sentada do lado de fora de uma janela observa os acontecimentos nas ruas. Ela vive com seus sete irmãos em um dos cinco edifícios nunca terminados de um suposto condomínio de classe média no subúrbio carioca.)

O prêmio de Fotografia do Ano foi para a imagem do fotógrafo da Associated Press Burhan Ozbilici, que mostra Mevlüt Mert Altintas, o assassino do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, dando um grito e apontando para o alto, pistola em mãos, logo após disparar contra o diplomata. Burhan estava na galeria de arte onde aconteceu o atentado para cobrir a vernissage daquela noite. O conjunto das imagens que produziu também ficou em primeiro lugar na categoria Notícias – Histórias.

Burhan Ozbilici, Mevlüt Mert Altintas após assassinar a tiros o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, em uma galeria de arte. Ancara, Turquia, 19/12/2016. © Associated Press

Veja no site do World Press Photo os vencedores e outros premiados das demais categorias.///

Tags: ,