Notícias

Novos fotógrafos do Centro-Oeste brasileiro são destaque no Festival de Tiradentes 2018

Publicado em: 7 de março de 2018

Com 17 palestras, 10 exposições, 24 lançamentos de livros e 16 workshops e cursos, começa hoje a 8ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes. Destacam-se no evento deste ano a exposição Transoeste, com curadoria dos fotógrafos João Castilho e Pedro David; o lançamento do livro Hi-Fi, de Daniel Kfouri, vencedor do prêmio Foto em Pauta de 2018; uma conversa com os artistas Tatewaki Nio e Trëma, ganhadores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2017 e 2015 (respectivamente); a exibição do filme documentário Prelúdio da fúria, do fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto; e a exposição de fotolivros selecionados na convocatória do Festival ZUM do final do ano passado.

Fruto de uma viagem de 4.500 km pelas quatro capitais da região Centro-Oeste do Brasil, a mostra Transoeste surgiu do desejo de Eugênio Sávio, organizador do festival, de ir além das “montanhas de Minas” para buscar novos autores na fotografia brasileira. Em uma viagem de carro nos primeiros 12 dias deste ano, junto com os fotógrafos João Castilho e Pedro David, foram vistos os portfólios de 65 artistas das cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), dos quais 25 foram selecionados para participar do festival. “A região veio à mente por conta de um conjunto de fatores, entre eles uma certa proximidade geográfica, para a alcançarmos em pouco tempo, de carro, e o fato de nenhum dos envolvidos conhecer, de antemão, muitos trabalhos de artistas da região”, comentam os curadores.

Além disso, em parceria com o Instituto Moreira Salles, a exposição de fotolivros apresentada no final de 2017 como parte da programação do Festival ZUM chega agora ao Festival de Tiradentes. Foram mais de 200 livros enviados, dos quais 64 foram selecionados pela equipe do IMS a partir de uma convocatória ampla, sem restrição de tema, aberta a todos os formatos de publicação fotográfica. Dos livros de artista aos zines, passando por catálogos e coletâneas de autores, esta exposição apresenta um panorama dos fotolivros, brasileiros e estrangeiros, publicados entre janeiro de 2016 e novembro de 2017.///

+

O Festival de Fotografia de Tiradentes acontece entre os dias 7 e 11 de março
Mais informações e programação completa: http://fotoempauta.com.br/festival2018/

 

Tags: , , ,