Notícias

Fundação Deustche Boerse anuncia a lista dos quatro finalistas da edição de 2018 do prêmio

Publicado em: 29 de novembro de 2017

Os fotógrafos Mathieu Asselin, Rafal Milach, Batia Suter e Luke Willis Thompson são os finalistas da edição do prestigiado prêmio da Fundação Deutsche Boerse. Os projetos selecionados apresentam diferentes abordagens e temas.

O francês Mathieu Asselin foi escolhido por sua publicação Monsanto – uma investigação fotográfica, ganhador do prêmio de melhor livro de estréia no festival Paris Photo deste ano. O meticuloso trabalho de investigação de Asselin reúne centenas de documentos e fotografias a respeito da empresa multinacional de biotecnologia e o impacto humano, econômico e ecológico de sua atuação ao redor do mundo. O fotógrafo viajou do Vietnã aos Estados Unidos para registrar lugares e pessoas que de alguma maneira foram afetados pelas práticas da Monsanto ao longo das últimas décadas.

O projeto Recusa, do polonês Rafal Milach, aborda métodos governamentais de controle e manipulação ideológica, com foco em países da antiga União Soviética, como Ucrânia, Azerbaijão e Belarus, entre outros. Milach pesquisa as representações visuais dessa tentativa de controle na arquitetura, nos projetos urbanos e objetos construídos com tal finalidade.

A suiça Batia Suter foi escolhida por seu livro Enciclopédia Paralela #2 (Roma, 2016), um compêndio de imagens e associações subjetivas que apresenta um diálogo visual e novas possibilidades de categorização para o entendimento em seu contexto histórico e cultural. As fotografias selecionadas de um conjunto de mais de 1.000 publicações pesquisadas pela artista formam várias narrativas que investigam a natureza das imagens e como são consumidas.

O “autorretrato” em filme feito pelo norte-americano Luke Willis Thompson é na verdade um retrato de Diamond Reynolds que, em 2016, teve seu rosto transmitido ao vivo via Facebook logo após o tiro disparado por um policial que matou seu companheiro Philando Castro, parado em uma blitz em Minnesota. Thompson entrou em contato com Reynolds para juntos criarem uma imagem que servisse de contraponto à violência do episódio que teve mais de 6 milhões de visualizações online e circulou por praticamente todos os canais de notícias nos EUA.

Os trabalhos dos quatro artistas selecionados serão expostos na Photographers’ Gallery de Londres a partir de fevereiro de 2018. E o vencedor do prêmio de 30 mil libras será anunciado no dia 17 de maio.///

Tags: , ,