ZUM na Escola

Conheça ZUM na Escola, série itinerante de debates universitários sobre fotografia

Publicado em: 11 de maio de 2015
wagner_7096 wagner_24_8837
José Gonçalves dos Santos, 50, é cantor e o único católico da família.
 Magali, 54, frequenta a Igreja Presbiteriana desde a adolescência.

 

Começa nesta semana ZUM na Escola, série itinerante de debates universitários sobre fotografia contemporânea, organizada pela Coordenação de Pesquisa e Educação do IMS. O objetivo é alimentar a reflexão acadêmica em torno de temas e questões destacados da revista ZUM, por meio de mesas redondas realizadas periodicamente com fotógrafos e/ou autores de textos publicados na revista (não necessariamente na mesma edição). Os debates serão sediados em instituições de ensino superior em diferentes cidades do país, ao longo do período letivo.

A primeira edição de ZUM na Escola tratará da representação e construção da identidade de grupos sociais pela fotografia. Tendo como pano de fundo a forte articulação que se estabelece entre fotografia e antropologia a partir do séc 19, pretende-se colocar em discussão abordagens recentes que contribuem para a reflexão sobre as cidades contemporâneas, ao revelar diferentes modos de ser e viver de grupos sociais que as habitam.

Em que medida a fotografia contribui para definir identidades, construir representações, marcar diferenças, delimitar territórios? Até que ponto contribui para tornar criticamente visíveis diversas ordens de relações, processos, forças e conflitos sociais implicadas na metrópole contemporânea? Quando ganha sentido como investigação acerca das práticas urbanas contemporâneas, em sua complexidade e heterogeneidade? Essas são as questões propostas como ponto de partida para a discussão, cujo fio condutor será a pesquisa realizada pela fotógrafa brasiliense Bárbara Wagner para o projeto Offside Brazil, realizado pela Magnum em parceria com o Instituto Moreira Salles por ocasião da Copa do Mundo de 2014.

O trabalho da fotógrafa aborda o fenômeno do crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, na sua relação estreita com o que ficou conhecido como a “nova classe média” do país. E inclui um ensaio sobre o movimento “Ocupe Estelita”, na capital pernambucana, em protesto contra o projeto imobiliário conhecido como Novo Recife, visando à construção de uma dúzia de luxuosas torres de apartamentos em área histórica da cidade.

A mesa será composta pela fotógrafa Bárbara Wagner (mestre em Artes Visuais pelo Dutch Art Institute) e pela arquiteta e historiadora Ana Luiza Nobre (Coordenadora de Pesquisa e Educação do IMS e professora da PUC-Rio), com mediação do professor Antonio Fatorelli (ECO-UFRJ).

O debate será no dia 14 de maio de 2015, quinta-feira, às 16h30, na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ, Estúdio Fotográfico da Central de Produção Multimídia, Av. Pasteur 250, Fundos – Urca, Rio de Janeiro). O evento é gratuito e sujeito a lotação.

Mais informações no site do IMS.

 

Fiel da igreja evangéliga Pentecostal 'Deus é Amor', São Paulo, Barbara Wagner

Fiel da igreja evangéliga Pentecostal ‘Deus é Amor’, São Paulo.

wagner_3474

Ione Martins, 25, é pregadora e cantora da igreja pentecostal Deus é Amor. Recife.

IMAGENS © Bárbara Wagner

 

 

 

Tags: , ,