Radar

Rob Hornstra e Arnold van Bruggen expoem a controvérsia dos Jogos de Inverno em Sochi

Publicado em: 10 de junho de 2014

Ao longo de cinco anos, o fotógrafo Rob Hornstra trabalhou com o escritor e cineasta Arnold van Bruggen para contar a história de Sochi. O  projeto surgiu em 2007, após a escolha da cidade russa como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Hoje, Sochi é um paraíso sub-tropical que abriga resorts luxuosos às margens do Mar Negro, enquanto sobre as montanhas é sempre inverno. Mas a região foi palco do genocídio da etnia dos circassianos, cometido pelo pelo império Russo no final do século 19, e está no centro das regiões separatistas em conflito da Abecásia, Chechênia e Ossétia do Norte. “Os Jogos nunca antes foram sediados em uma região que contrastasse mais com o glamour do evento do que Sochi”, diz Van Bruggen na introdução do fotolivro que apresenta o projeto.  Para os escritores Boris Nemstov e Leonid Martynyuk, que prepararam um relatório sobre os jogos de Sochi, os mais caros da história,  “é difícil achar um ponto no mapa da Rússia onde não neve e onde os jogos não seriam populares, mas Putin o encontrou”.

The Sochi Project mostra os diferentes aspectos da região através de diversos ensaios fotográficos, além de vídeos e texto. Hornstra combina a narrativa documental com o retrato contemporâneo e incorpora ao projeto fotos encontradas, além de outros elementos visuais coletados ao longo das viagens a Sochi. Para não depender de editais ou ter de submeter a narrativa a formatos editoriais mais vendáveis, o extenso projeto foi financiado por um crowdfunding dividido em etapas, como capítulos da história a ser contada. “Este modelo se encaixa no nosso modo de trabalhar. Nós fazemos jornalismo investigativo lento, gastando um longo tempo em cada história, o que nos permite publicar cada capítulo separadamente”, disse Hornstra em entrevista.

A exposição The Sochi Project: An Atlas of War and Tourism in the Caucasus (O Projeto Sochi: um atlas de guerra e turismo no Cáucaso), compilação final do projeto, está em cartaz na Aperture Gallery, em Nova York, até 10 de julho. 

Abaixo, o vídeo de apresentação do projeto.

[youtube width=”700″ height=”400″]https://www.youtube.com/watch?v=ETq2FSjg49M[/youtube]

Veja aqui Sochi Singers, ensaio integrante do Sochi Project premiado com o World Press Photo 2012.

Conheça mais sobre o projeto no site oficial.

IMAGENS © Rob Hornstra / Cortesia Flatland Gallery

Tags: , , , , , , ,