Radar

Fotógrafo inglês Martin Parr e cineasta brasileiro Jorge Bodanzky expõem em SP

Publicado em: 14 de junho de 2016

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS-SP, sempre dedica o mês de Maio para uma série de exposições e atividades ligadas à fotografia. Este ano, excepcionalmente, a agenda foi transferida para os meses de junho e julho, e trará a maior retrospectiva da obra de Martin Parr já realizada na América do Sul e uma retrospectiva do cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky.

A exposição No meio do rio, entre as árvores – A Amazônia de Jorge Bodanzky conta com produções fotográficas e cinematográficas desenvolvidas na região amazônica, da qual Bodanzky se aproximou como repórter da revista Realidade em 1968, e de onde derivou Iracema, uma transa amazônica, sua obra mais conhecida e aclamada. Com fotografias, super-8, vídeos e longa-metragens, alguns deles inéditos, a mostra percorre quase 50 anos de carreira dedicados a ampliar o nosso conhecimento sobre os encantos e conflitos dessa região do país. Thyago Nogueira, editor da ZUM, assina a curadoria em parceria com o curador geral e diretor executivo do museu, André Sturm, e as imagens são todas do acervo do fotógrafo adquirido pelo Instituto Moreira Salles.

Com 244 fotografias do artista inglês, Parrtificial tem curadoria de Iatã Cannabrava e é dividida em sete seções: Self-Parrtrait traz autorretratos feitos pelo fotógrafo ao longo de sua carreira; Bookshop permite aos visitantes explorar fotolivros de Parr e de sua enorme coleção particular; We Love Britain mostra a irônica visão do artista sobre o modo de vida britânico; Bored Couples é uma observação sobre os casais “que perderam o brilho nos olhos”; Parr’s Labyrinth satiriza a indústria do turismo global e os destinos favoritos; Life’s a Beach traz imagens feitas em praias ao redor do mundo e os estranhos hábitos dos banhistas; e Martin’s Square consiste em uma seleção de fotografias que retratam a sociedade de consumo de nossos dias.

No sábado, às 13h e às 15h, haverá mesas com Parr e Bodanzky, respectivamente (programação completa aqui). O MIS também exibe três filmes do cineasta brasileiro.

Ocorrem ainda, no âmbito do Maio Fotografia, a exposição Vertentes, espaço de dentro, de André Conti, parte do programa Nova Fotografia 2016, que proporciona a artistas emergentes a possibilidade de expor seus trabalhos no espaço do MIS; a 23ª Foto Feira Cavalete, organizada pela DOC Galeria, onde artistas, coletivos e galerias disponibilizam para venda fotografias dos mais diversos gêneros e formatos; e a mostra Acervo MIS/Primeiras Missões, que traz registros fotográficos do cotidiano e de aspectos socioculturais da vida no Vale do Ribeira feitos entre 1972 e 1974 por um grupo de jovens integrantes da equipe do MIS, e que caracteriza a coleção nº1 do museu.///

Tags: , , , ,