Notícias

Série retrata imigrantes judeus de origem árabe conhecidos como “panteras negras”

Publicado em: 24 de março de 2017

Na série Nascido em Israel, o fotógrafo Yaakov Shofar apresenta uma faceta pouco conhecida da história de Israel: retratos de imigrantes judeus de origem árabe conhecidos como “panteras negras israelenses”. Realizada entre 1978 e 82, a série mostra o cotidiano de uma comunidade que se organizou inspirada no movimento norte-americano dos Panteras Negras. Estes jovens israelenses protestavam principalmente contra medidas discriminatórias do governo em relação a imigrantes vindos do Oriente Médio.

Algumas vezes mais relaxadas e outras mais provocativas, as imagens de Shofar evocam uma certa teatralidade ao retratar a intimidade dos “panteras negras israelenses” e sua complexa relação entre identidade social e lugar no mundo.

Logo após ter a série exibida pela primeira vez no Museu de Arte de Haifa, em 1983, Shofar abandonou a carreira de fotógrafo. Em 2015, doou a coleção Nascido em Israel para o departamento de fotografia do Museu Israelense de Jerusalém, onde está em exposição até o dia 22 de abril deste ano.///

Tags: ,