Notícias

As fotomontagens com polaróides de David Hockney

Publicado em: 11 de outubro de 2017

O artista britânico David Hockney, um dos mais importantes da segunda metade do século passado, completa 80 anos em 2017 com algumas retrospectivas importantes ao redor do mundo. Uma delas acontece em Los Angeles, no Museu Getty, e destaca obras relevantes de Hockney, que trabalhou com diferentes técnicas ao longo de sua carreira, de pintura e desenhos a gravuras e fotografias.

A exposição Feliz aniversário, Mr. Hockney está dividida em duas partes: Autorretratos e Fotografias. A galeria dedicada aos autorretratos apresenta uma seleção de desenhos e fotografias dos últimos 50 anos do artista. Estes trabalhos revelam a evolução dos interesses e explorações visuais de Hockney, de pinturas feitas aos 17 anos quando ainda era um estudante de belas artes até estudos feitos em iPad em 2012.

Na segunda galeria, o foco são os trabalhos fotográficos de Hockney dos anos 80, quando investigava possibilidades de capturar uma sensação de tempo e de sua própria presença na fotografia. Desde os anos 60, Hockney usou a fotografia para registrar sua família, amigos e viagens, que serviriam de base para novos estudos e pinturas. Mas foi só a partir dos anos 80 e do uso de uma câmera Polaroid SX-70 que o artista começou a experimentar com composições e fotocolagens de maneira mais radical e inovadora.

Trabalhos como Pearblossom Hwy, composto por dezenas de polaróides de uma estrada no deserto californiano de Antelope revelam uma maneira singular de buscar uma “terceira dimensão” e fugir de um único ponto de vista para uma imagem, numa forte influência do cubismo do início do século 20. Hockney realizou tais experiências com polaróides com elementos do seu dia, como a varanda de sua casa, uma mesa de trabalho e retratos de amigos.///

 

Feliz aniversário, Mr. Hockney, no Museu Getty, em Los Angeles, até 26 de novembro. Mais informações aqui.

Tags: , , ,