ZUM na Escola

ZUM na Escola #4 propõe conversa com Coletivo Trëma e Moacir dos Anjos na UFPE

Publicado em: 28 de outubro de 2016

ZNE4_final_convite

Na quarta edição de ZUM na Escola, série itinerante de debates universitários sobre fotografia contemporânea, o Coletivo Trëma, representado por Gabo Morales, conversa com o crítico e curador Moacir dos Anjos sobre a relação entre fotografia, memória e ilusão, dia 4 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. A mesa será mediada por Maria do Carmo Nino, professora no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, e terá comentários da historiadora Ileana Pradilla Ceron, pesquisadora do Instituto Moreira Salles.

O Coletivo Trëma, composto pelos fotógrafos Filipe Redondo, Leonardo Soares, Rodrigo Capote e Gabo Morales, volta a atenção para questões identitárias no ambiente comunitário. Seu projeto Memento, vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2015 e publicado na ZUM #11, levou o coletivo ao Congo e à Colômbia para fotografar as memórias de dois imigrantes que chegaram ao Brasil no ano passado. As fotografias foram baseadas em depoimentos colhidos aqui.

Moacir dos Anjos é crítico de arte, pesquisador e curador. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM de 2001 a 2006, e pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, e do pavilhão brasileiro na 54ª Bienal de Veneza. Atualmente mantém uma coluna bimestral no site da ZUM, em que escreve sobre temas políticos e sociais e seus reflexos na arte brasileira. ///


ZUM na Escola #4 com Coletivo Trëma e Moacir dos Anjos
Comentários por Ileana Pradilla Ceron
Mediação de Maria do Carmo Nino
4 de novembro de 2016, sexta-feira, às 9h30

Auditório Evaldo Coutinho/UFPE
Rua da Arquitetura, s/n  – Recife, PE
Evento gratuito, sujeito à lotação da sala

Confirme presença aqui.