TV ZUM

Em sua coluna de vídeo, Jorge Bodanzky entrevista o fotógrafo português João Pina

Jorge Bodanzky Publicado em: 05 de julho de 2016

Em sua segunda coluna de vídeo para o site da ZUM, o cineasta Jorge Bodanzky entrevista o fotógrafo português João Pina sobre seu trabalho Operação Condor, ao qual se dedicou por 10 anos. As imagens que produziu são um tributo às cerca de 60 mil vítimas da Operação Condor, plano secreto instituído em 1975 pelas ditaduras militares de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai que visava eliminar a oposição política.

“Para mim, enquanto fotógrafo, enquanto pessoa interessada em história, direitos humanos e política, é um grande desafio contar uma história que aconteceu há 40 anos. Tento sugerir através da fotografia o que aconteceu nesse período, usando tanto imagens de arquivo como eu próprio revisitando estes lugares e pessoas”, conta Pina.

“Existe uma enorme diferença na maneira como esses outros países e o Brasil lidam com a memória de sua própria ditadura. Apesar da forma quase idêntica do processo inicial – as leis de anistia, aquela velha política de ‘vamos esquecer para seguir em frente’ –, no Brasil os arquivos continuam fechados, as Forças Armadas continuam a fazer apologia ao Golpe, alguns políticos continuam a fazer apologia às Forças Armadas e o país segue dividido, sem que nada se discuta de fato. Para mim isso é muito preocupante, porque de certa maneira semeia o terreno para que abusos como os que aconteceram durante a ditadura aqui possam voltar a acontecer.”///

Tags: , , , ,