Radar

Arquitetura e cidade em exposições conjuntas de Tuca Vieira e Felipe Russo

Publicado em: 06 de julho de 2016

Neste sábado, 9 de julho, abrem as exposições Garagem automática Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores, de Felipe Russo e Tuca Vieira, respectivamente. Os fotógrafos, que compartilham o interesse pela cidade e por arquitetura, apresentam projetos que desenvolveram ao longo dos últimos anos, em suas pesquisas sobre o espaço construído de São Paulo. ZUM adianta algumas fotografias das exposições.

Felipe Russo explora o universo dos edifícios-garagem do centro da cidade, misteriosos monolitos que surgiram a partir de 1960 pra atender ao crescimento da frota de veículos da então chamada “cidade que mais cresce no mundo” cujos maiores exemplares continuam em funcionamento. Fotografando não só suas brutas fachadas, mas também os interiores vertiginosos e os elevadores que içam automóveis ininterruptamente, Russo propõe uma reflexão sobre estes espaços velados – “a máquina que guarda máquinas” –, sua natureza e própria razão de ser.

Tuca Vieira, por sua vez, apresenta uma extensa produção fotográfica sobre o território paulistano. Usando uma câmera de grande formato e adotando um rígido modus operandi – tratam-se de 203 fotografias que ilustram cada um dos quadrantes que dividem a cidade em um antigo Guia 4 Rodas –, o fotógrafo desvenda a várias facetas da cidade, suas camadas e tipologias. Por amostragem, o projeto busca criar uma representação da cidade ao mesmo tempo em que prova a impossibilidade de tal tarefa, sintonizando discussões acerca do desenvolvimento e da mobilidade em um território tão extenso.///

Garagem automática, de Felipe Russo
Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores, de Tuca Vieira

De 9 de julho (abertura às 11h) a 16 de outubro
Terça a domingo, das 9h às 17h

Casa da Imagem
Rua Roberto Simonsen, 136-b
Sé – São Paulo

Tags: , , ,