Radar

Ciclo de palestras em SP discute a produção artística latino-americana

Publicado em: 24 de agosto de 2015
Maruch Sántiz Gómez2 Maruch Sántiz Gómez

Começa amanhã, 25, o seminário internacional A Imagem: Aspectos Analíticos e Transdisciplinares. Serão dois dias de palestras que têm por objetivo promover uma reflexão sobre a atual produção artística da América Latina e suas especificidades, características e inserção na arte contemporânea, confrontando-a com o estudo de pesquisadores e professores sobre o tema.

Participarão do seminário Darío Arce Asenjo (Universidade da República/Uruguai), Fredi Casco (artista paraguaio), Geoffrey Kantaris (Universidade de Cambridge/Reino Unido), Marcelo Brodsky (artista argentino), Maruch Sántiz Gómez (artista mexicana) e Sylvia Valdés (Universidade de Buenos Aires/Argentina). O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2015, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo.

Mesa 1 – ESPAÇOS E TEMPOS DA IMAGEM
Terça-feira, 25/8, das 14h às 17h
Com Darío Arce Asenjo, Fredi Casco e Geoffrey Kantaris

O debate buscará avaliar como o ato de ver está condicionado a um comportamento cultural repleto de significados e não é neutro. Artistas que fazem uso de imagens e de elementos da cultura de massa incorporando-os ao seu trabalho desvalorizam o aqui e agora da obra original. E, ao transitar entre passado e presente ressaltam a fragmentação da experiência do espectador que, assim como a nossa memória, é fragmentada e incompleta.

fredicasco fredicasco2

 

Mesa 2 – A IMAGEM: ASPECTOS ANALÍTICOS
Quarta-feira, 26/8, das 9h às 12h
Com Geoffrey Kantaris, Marcelo Brodsky e Sylvia Valdés

Os pintores latino-americanos dos anos 1920 construíram um amplo debate sobre a natureza da arte e sua relação com a nacionalidade. Escreveram manifestos e se preocuparam em refletir sobre a sociedade e as possibilidades de mudança com ênfase no campo cultural. Os manifestos apresentavam as propostas mais inovadoras e a retórica contida nesses documentos se voltava para a promoção de uma nova estética. Nas décadas posteriores o continente esteve atravessado pelas ditaduras militares, as quais acabaram por influenciar os traços gerais da arte latino-americana, uma vez que a censura incorporada pelos golpistas obrigava a criação de uma nova linguagem. A mesa-redonda fará uma releitura da produção artística do período pós-ditadura, procurando traçar paralelo entre o conteúdo das produções da primeira metade do século passado e a dos dias atuais.

Marcelo Brodsky - 1996

 

Mesa 3 – A IMAGEM: ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES
Quarta-feira, 26/8, das 14h às 17h
Com Darío Arce Asenjo, Maruch Sántiz Gómez e Sylvia Valdés

O conteúdo abordado na terceira etapa do seminário irá privilegiar a discussão sobre a importância da imagem para construção da memória em distintos contextos socioculturais e seu uso nas relações interculturais, como no caso dos indígenas na América Latina e do candombe na cultura hispano-americana. Nos anos 1920, o continente assistiu a inúmeros confrontos políticos e sociais, além de movimentos estudantis e de operários. Todos esses acontecimentos refletem até hoje na forma como se deu a redefinição do campo cultural e na proposta de uma nova postura artística para interpretar esse novo mundo em mudança.

 

Seminário Internacional A Imagem: Aspectos Analíticos e Transdisciplinares

25 e 26 de agosto
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Auditório da Unibes Cultural (antigo Centro da Cultura Judaica)