Radar

Retrospectiva 2015: os posts mais acessados do ano no site da ZUM

Publicado em: 31 de dezembro de 2015

Uma retrospectiva dos posts mais acessados em 2015 no site da ZUM.

A polêmica do Dia D de Robert Capa

Reconstrução digital de folha de contato mostrando os nove negativos com imagens do Dia D de Robert Capa, que teriam sobrevivido ao acidente no laboratório da Life; dois dos originais que teriam se salvo se perderam. © Robert Capa/International Center of Photography/Magnum Photos/Latinstock

“Podemos continuar tratando a que consideramos ser uma das grandes façanhas de Capa como uma lição de bravura, profissionalismo e competência?”, questiona o crítico A. D. Coleman, que pôs em xeque o mito das imagens feitas pelo fotojornalista durante o desembarque das tropas aliadas na Normandia, na Segunda Guerra Mundial. Francisco Quinteiro Pires destrincha os meandros e os diferentes lados da questão.

 

Aylan Kurdi e a crise da imigração na Europa

Crédito: AFP PHOTO / Nilufer Demir / DOGAN NEWS AGENCY

Um garotinho jaz de bruços na praia e as ondas do mar atrás dele arrastam consigo, para o crítico David Levi Strauss, a incontornável questão da imigração: “O descompasso entre a inocência do menino e a brutalidade das circunstâncias de sua morte torna a imagem impossível de esquecer. Como foi que chegamos a esse ponto?”.

 

03

A íntegra do perfil crítico do fotógrafo publicado na revista ZUM #8: “Salgado raramente aborda a relação entre suas escolhas estéticas e sua aflição existencial. Em ‘O sal da Terra’, discutiu superficialmente a profissão e pouco falou de suas influências artísticas. Mencionou Dante Alighieri, Lewis Carroll e Darwin para comparar o que registrou em suas fotografias às descrições da realidade contidas nos livros dos três autores”.

 

Henri Bureau, "Prisão de um agente da PIDE em Lisboa", 1974 (página 120).

O professor e pesquisador Ronaldo Entler resenha o clássico da teoria da fotografia no Brasil, relançado este ano: “Quem se dispuser a reler A ilusão especular encontrará um conjunto de análises bastante sensível, que permanece capaz de colocar questões sobre as imagens contemporâneas. E, se hoje dispomos de uma bibliografia mais farta, é ainda por meio desse livro que muitos jovens estudantes conquistam algum nível de perplexidade crítica em seus olhares”.

 

A Realidade de Claudia Andujar, um minidocumentário de Jorge Bodanzky

Captura de Tela 2015-11-13 às 17.26.13

Realizado por Jorge Bodanzky para o IMS, o minidocumentário aborda a atuação de Claudia Andujar na revista Realidade, publicação de vanguarda para a qual trabalhou como fotógrafa freelancer entre 1966 e 1971. Depoimentos dos fotógrafos Maureen Bisilliat e Cristiano Mascaro, dos antigos editores Raimundo Pereira e José Hamilton Ribeiro e do repórter Audálio Dantas iluminam a trajetória de Andujar e a originalidade da publicação.

 

© Avener Prado/Folhapress

Tuca Vieira escreve sobre a imagem de Avener Prado do bar em Osasco após a chacina ocorrida na madrugada de 13 de agosto, publicada na capa da Folha de S.Paulo: “Como toda grande fotografia, esta nos remete a ausências. E reacende em mim a fé no fotojornalismo como linguagem”.

 

nósoutros, de Bob Wolfenson

Bob Wolfenson, Miami, 2013, da série "nósoutros"

O novo trabalho fotográfico autoral de Bob Wolfenson, publicado em primeira mão no site da ZUM. “Ao postar a câmera numa travessia de pedestres e apontá-la para os que esperavam para cruzar, enfrentei uma desconfiança natural. Contudo, como esperava, reconheci manifestações da moda, transformações da vida urbana e a pluralidade étnica das grandes metrópoles.”

 

Alex Majoli e o dia seguinte aos atentados em Paris

Duas pessoas se abraçam em frente ao bar Le Carillon, um dos locais em que terroristas armados abriram fogo. Paris, 14 de novembro de 2015. © Alex Majoli/Magnum Photos

Na noite dos atentados terroristas na capital francesa, o fotógrafo Alex Majoli estava a apenas duas quadras do Bataclan. No dia seguinte, saiu às ruas para registrar a atmosfera no entorno dos locais dos ataques. Além das fotos, o italiano da agência Magnum Photos produziu um vídeo em que mescla uma cena do dia seguinte a pequenos filmes feitos com o celular na noite anterior, em meio à confusão e desorientação geral.

 

Por que fotolivros são importantes, por Gerry Badger

fotolivrosFT

“Por que de repente o fotolivro passou a ser tão prestigiado”, pergunta-se o crítico, se “ele existe quase desde o nascimento da própria fotografia, em 1839?” Com uma abordagem histórica e crítica, Badger apresenta este tipo de publicação, em que a fotografia expressa seu verdadeiro potencial criativo: uma arte literária e narrativa, entre o filme e o romance. Matéria publicada na revista ZUM #8 e disponível na íntegra no site.

 

Willard Suitcases, Freda B. | ©2013 Jon Crispin

A colunista do site apresenta Willard Suitcases, projeto em que o fotógrafo americano Jon Crispin desnuda e revela ao mundo o conteúdo das malas de pacientes que viveram em um asilo para doentes mentais no estado de Nova York.

 

O antropólogo fotografou a tribo dos Araweté nas horas vagas durante sua pesquisa etnográfica no começo da década de 1980. Editadas por Miguel Rio Branco para a ZUM #9, as imagens registram um cotidiano marcado pela austeridade e pela intimidade corporal.

Tags: , ,