Radar

Os bastidores do quinto número da ZUM, que será lançado na próxima quinta-feira

Publicado em: 15 de outubro de 2013
IMG_7404

Boneco de matéria sobre Raymond Depardon, um dos destaques dessa edição. Em depoimento inédito, o mestre do fotojornalismo revê a carreira e comenta suas fotos em cor, muitas delas nunca mostradas antes.

 

IMG_7705

A capa da ZUM # 5 saindo da máquina. A foto faz parte do projeto Beijing Silvermine, que já resgatou mais de meio milhão de negativos de um lixão de Pequim.

 

IMG_7695

Impressão de “Passageiros”, do cineasta francês Chris Marker, morto ano passado. O trabalho, publicado na quinta edição da revista ZUM, é uma experimentação com imagens de baixa resolução feitas no metrô de Paris e, ao mesmo tempo, um retrato involuntário do batalhão de imigrantes que engrossam as artérias da cidade.

 

IMG_7715

O portfólio de Alberto García-Alix, que acompanha um perfil do fotógrafo espanhol feito por Cassiano Elek Machado.

 

IMG_7699

O ensaio do coletivo Cia de Foto sobre as “revoltas de junho”, em forma de cartaz, é uma tentativa da revista de contribuir com o debate político que tomou conta do país nos últimos meses.

 

Este número traz ainda uma resenha de fôlego sobre War Primer 2, que rendeu a Broomberg & Chanarin o prêmio de fotografia Deutsche Börse deste ano, a história de Pablo Escobar recontada em imagens de arquivos, a série Criaturas, de Sofia Borges, e uma matéria sobre Mario Cravo Neto (1947-2009), acompanhada de imagens de seu primeiro ensaio fotográfico, produzido na virada dos anos 1970, mas inédito até este ano. No cardápio de textos, Joan Fontcuberta, Julian Stallabrass e Pierre Michon são alguns dos destaques, além de uma tradução para o português da famosa carta em que o fotógrafo chileno Sergio Larraín (1931-2012) ensina ao sobrinho os segredos de sua arte.

 

Lançamento com projeção de imagens do coletivo CIA DE FOTO

17/10, quinta-feira, a partir das 20h

Galeria Vermelho

Rua Minas Gerais, 350

São Paulo

11 3138.1520