Radar

Conheça os finalistas do prêmio Deustche Börse Photography 2015

Publicado em: 10 de dezembro de 2014

A Photographer’s Gallery divulgou na última quarta-feira, 3, a lista de indicados ao Deustch Börse Photography 2015, prêmio criado em 1996 para promover o reconhecimento das contribuições mais significativas à fotografia contemporânea europeia. Esse ano, o destaque é a participação massiva do continente africano, com os fotógrafos sul-africanos Zanele Muholi e Mikhael Subotzky (em parceria com o editor e artista inglês Patrick Waterhouse), além de Viviane Sassen, fotógrafa holandesa que fora criada no Quênia e escolheu a África como palco de suas narrativas. O ex-mecânico russo Nikolai Bakharev, 68, fecha a lista de finalistas.

Os fotógrafos foram nomeados por seus trabalhos exibidos ou publicados na Europa nos últimos 12 meses. Viviane Sassen pela exibição Umbra (Sombra, em Latim), um trabalho que conjuga cores efusivas e sombras profundas que trazem contornos misteriosos às formas existentes, numa metáfora à psique humana. O russo Nikolai Bakharev, nome que causa surpresa à crítica, figura entre os finalistas por seus retratos de banhistas nas praia russas, fotografias no limiar entre casual e erótico, em sua maioria capturados nos anos 1980, quando o governo soviético proibia o registro de nus. Zanele Muholi foi nomeada pelo fotolivro Faces e Frases, no qual retratos em preto e branco da comunidade LGBTT sul-africana são acompanhados por lancinantes relatos de discriminação e violência. Mikhael Subotzky e Patrick Waterhouse também lidam com as segregações da África do Sul pós-apartheid, com o trabalho Ponte City, uma série de fotografias realizada no edifício homônimo, o mais alto prédio residencial do hemisfério sul, inaugurado em 1976, que, em sua fase de decadência, chegou a abrigar prostíbulos em andares inteiros – até que voltou a ser ícone de gentrificação com a valorização decorrente da construção do estádio Ellis Park, um dos palcos da Copa do Mundo de 2010. O projeto foi tema da coluna de Dorrit Harazim para o site da ZUM.

Os trabalhos finalistas ficarão expostos em Londres, na Photographer’s Gallery, de 17 de abril a 7 de junho de 2015, antes de irem ao museu MMK für Modern Kunst, em Frankfurt. O vencedor do prêmio de 30 mil euros será anunciado numa cerimônia no museu londrino, em 28 de maio de 2015.