Radar

O fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky é homenageado em mostra na capital paulista

Publicado em: 16 de março de 2015

Começa nesta quinta-feira, 19, a 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo. O festival exibe ao longo de dez dias mais de 60 filmes pelas salas de cinema do Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Reserva Cultural, Caixa Belas Artes e Cinemateca Brasileira. Além dos filmes, a Mostra promove um circuito de debates acerca de temas ambientais: consumo, cidades, energia, biodiversidade, povos e lugares, recursos naturais e a crise da água. Nesta edição, o homenageado é o fotógrafo que se tornou cineasta Jorge Bodanzky, publicado na revista ZUM #1 – leia a matéria “Brasília, Juazeiro do Norte, São Paulo”. Destaque também para o filme que abre o festival, O Sal da Terra, documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado indicado ao Oscar, codirigido por seu filho Juliano Ribeiro Salgado e pelo cineasta alemão Wim Wenders. Abaixo, veja locais e horários de exibição dos filmes de Jorge Bodanzky:

 

01

A Propósito de Tristes Tópicos

O filme refaz a viagem que o antropólogo Claude Lévi-Strauss realizou no Mato Grosso nos anos 1935 e 1938 e que resultou no livro Tristes Trópicos. Há vários elementos no filme: imagens da expedição original, entrevistas com Lévi-Strauss em diferentes momentos e imagens das três expedições à região realizadas pela equipe do documentário.

SEG 23/03 18:00
Caixa Belas ArtesSEX 27/03 19:00
Cine Olido

QUI 26/03 19:00
Cinemateca Brasileira

02
Iracema – Uma Transa Amazônica

Em 1970, um motorista de caminhão, sulista, em Belém do Pará, durante as festas do Círio de Nazaré, conhece Iracema, uma jovem índia prostituída. Dá-lhe uma carona, deixando-a num lugarejo no meio da estrada. A viagem, como todo o filme, serve como pretexto para que sejam mostrados os problemas da região – desmatamento, más condições de trabalho e saúde, venda de camponeses em confronto com a fantasiosa propaganda institucional.

SEX 27/03 19:00
Cinemateca Brasileira

QUA 25/03 19:00
Cine Olido

SAB 21/03 17:30
Caixa Belas Artes

03

Jari

Documentário filmado na própria área do Projeto Jari – enclave multinacional, localizado entre o Pará e o então Território Federal do Amapá, por ocasião da visita feita ao Projeto pela Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a devastação da Amazônia. Jari é a maior ocupação de terras da Amazônia de que se tem notícia, e provavelmente do mundo, pertencente a um único proprietário, o milionário norte-americano Daniel Keith Ludwig.

SEX 27/03 19:00
Cine Olido

QUI 26/03 19:00
Cinemateca Brasileira

TER 24/03 18:00
Caixa Belas Artes

04

No Meio do Rio, Entre as Árvores

Este filme é o resultado de uma expedição ao Alto Solimões, onde foram ministradas oficinas de vídeo, circo e fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais. O filme é feito por pessoas dessas comunidades a partir da tecnologia recém-aprendida e com a visão “de dentro para fora”, sem intérpretes. Do coração da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano de pessoas que habitam rincões remotos do Brasil. Assim como o que pensam, quais os seus sonhos e como resolvem os problemas que enfrentam por viverem no meio do rio, entre as árvores.

QUI 19/03 19:00
Caixa Belas Artes

05

Pandemonium

Neste ensaio fílmico de média-metragem, Jorge Bodanzky investiga o impacto das mudanças climáticas e os novos desafios na área energética. Dois dos maiores especialistas brasileiros, o físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite e o meteorologista Carlos Nobre, apresentam três diagnósticos e propostas que lançam luzes sobre questões cruciais para o desenvolvimento humano no século XXI.

SEX 27/03 21:00
Cinemateca Brasileira

QUI 26/03 19:00
Cine Olido

SEX 20/03 17:30
Caixa Belas Artes

06

Retratos Brasileiros com Jorge Bodanzky

Documentário sobre a trajetória do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky.

SEX 27/03 21:00

Cinemateca Brasileira

QUI 26/03 19:00
Cine Olido

SEX 20/03 7:30
Caixa Belas Artes

07

Terceiro Milênio

Agosto de 1980. Evandro Carreira, senador, sai de seu diretório em Manaus para percorrer suas bases eleitorais pelo estado do Amazonas. Depoimentos de caboclos, de madeireiros, do sertanista Paulo Lucena, de índios brasileiros e peruanos, e de um representante da Funai são colhidos desde a cidade de Benjamin Constant até o vilarejo de Cavalo Cocho. Uma visita à aldeia indígena dos Ticunas e às terras do povo Maiuruna culmina com o depoimento e a ação de José Francisco da Cruz, representante da cruz da Santa Ordem Cruzada Apostólica Evangélica. No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras.

QUI 26/03 21:00
Cinemateca Brasileira

QUA 25/03 17:30
Caixa Belas Artes

TER 24/03 19:00
Cine Olido

Tags: , ,