Notícias

Obra de William Henry Fox Talbot disponível online

Publicado em: 14 de fevereiro de 2017

A Biblioteca Bodleian, da Universidade de Oxford, disponibilizou neste sábado, 11/2, uma página abrigando mais de mil fotografias feitas pelo pioneiro inglês William Henry Fox Talbot, que figuram entre as primeiras feitas na história. O lançamento marca 217 anos do nascimento do fotógrafo, que expôs seu primeiro negativo da janela de sua casa em Lacock, em 1835, e é tido como autor do primeiro “fotolivro” de que se tem notícia. Em sua carreira, além de tocar temas como a matemática, astronomia e arqueologia, Talbot foi responsável por contornar uma das principais limitações do daguerreótipo, ao desenvolver uma técnica que permitia a fixação de uma imagem negativa em papel fotográfico, a qual chamou de calótipo. Isso tornou possível reproduzir, por contato direto, múltiplas cópias positivas a partir de um negativo comum. Veja abaixo algumas imagens disponíveis no catálogo virtual:

Tags: , , ,


  • Roger Sassaki

    Talbot fez o “The Pencil of Nature” que pode ser considerado o primeiro livro comercial com imagens fotográficas, inclusive capturas feitas com câmera. Porém, alguns meses antes de Talbot a também inglesa Anna Atkins lançou o primeiro volume (de 3) de seu livro ”

    Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions” com impressões fotográficas em cianotipia. Não foi vendido comercialmente, mas é também um livro fotográfico e dependendo do critério, o primeiro livro fotográfico da história.