Fotolivro de Cabeceira

Fotolivro de cabeceira: Lucia Mindlin Loeb escolhe Sombras do tempo, da suiça Annelies Strba

Lucia Mindlin Loeb & Annelies Strba Publicado em: 19 de julho de 2017

Annelies Strba nasceu em Zug, na Suíça, em 1947. Trabalha com vídeo e fotografia. Em 1997 publicou o livro Sombras do tempo (Shades of Time, em inglês), que assina também como designer. São fotos dos três filhos, do marido, da casa, dos animais domésticos, de algumas viagens, dos netos e do cotidiano, feitas entre o início dos anos 1970 e 1997.

Conheci o livro no final dos anos 90 e coincidia com as fotografias que eu vinha fazendo por uma década, do meu entorno. Só que ali já estavam três décadas.

Além disso, tenho mais ou menos a idade dos filhos dela, então aquele tempo parecia também com o meu tempo. Com a minha memória e com o meu acervo de fotografias de infância e de família. Apesar de serem de países, culturas, roupas e móveis tão diferentes, o rastro do tempo era muito parecido.

A maioria das pessoas fotografa mais os filhos quando eles são pequenos. Depois, por um motivo ou por outro, fotografa menos. Annelies parece ter fotografado sempre com a mesma intensidade, com o mesmo olhar, com a mesma proximidade. Tudo ali, condensado em um volume, numa ordem nem sempre cronológica, como sombras do tempo.///

 

 

Shadows of time
Annelies Strba
Editora: Lars Müller, 1997
Dimensões: 17,1 x 24,1 cm

 

 

 

Lucia Mindlin Loeb (1973) é fotógrafa e artista visual. Formou-se em design gráfico no Centro Universitário Belas Artes, com mestrado em artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mora e trabalha em São Paulo.

 

Tags: ,