Exposições

Uma seleção de exposições no Brasil para quem gosta de fotografia

Publicado em: 09 de agosto de 2017

Veja uma seleção de exposições no Brasil (e, aqui, no exterior) para quem gosta de fotografia:

 São Paulo

 

Álbum: Mauro Restiffe

A Pinacoteca de São Paulo apresenta Álbum, a primeira exposição panorâmica da obra de Mauro Restiffe em um museu brasileiro. Com curadoria de Rodrigo Moura, o trabalho fotográfico de Restiffe é apresentado em diálogo com pinturas selecionadas dos acervos da Pinacoteca e do MASP e é dividido em grupos de obras, cujos interesses vão da paisagem ao retrato, da abstração à arquitetura, da política ao cotidiano.

Estação Pinacoteca de SP, até 06 de novembro

Mais informações aqui.

 


André Penteado: Missão francesa

Missão Francesa, exposição individual de André Penteado, investiga as reminiscências e os desdobramentos visuais da delegação que desembarcou no Rio de Janeiro no início do século 19 com a meta de instituir a Academia Imperial de Belas Artes, primeira instituição oficial de ensino de artes no país.

Galeria Zipper, até 16 de agosto

Mais informações aqui.

 


Alfabeto – Marcelo Masagão

O cineasta e fotógrafo Marcelo Masagão ficou durante um ano fotografando a biblioteca Mário de Andrade. O resultado é uma exposição de 25 fotos panorâmicas espalhadas por vários ambientes do prédio: sala de leitura, sala de convivência, corredores e até no elevador.

Biblioteca Mário de Andrade, até 20 de agosto

Mais informações aqui.

 


Alair Gomes e Robert Mapplethorpe

A exposição traz uma aproximação entre a obra do brasileiro Alair Gomes (1921–1992) e do norte-americano Robert Mapplethorpe (1946–1989). O ponto de partida deste diálogo é o desejo – compartilhado por ambos os artistas em textos e entrevistas – de fazer presente em suas obras a experiência de transcendência do sexo. A exposição explora essa relação através do olhar que busca no corpo a perfeição da escultura clássica; na noção de teatralidade presente em Mapplethorpe em oposição ao corpo natural de Gomes. [imagem de Alair Gomes]

Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, até 16 de setembro

Mais informações aqui.

 


Elliott Erwitt: vida de cão

Elliott Erwitt é um agudo observador do mundo canino. Nesta exposição, com 50 fotografias em preto e branco realizadas em diversos países – inclusive o Brasil – entre os anos de 1946 e 2004, ele mostra como nosso relacionamento com estes animais tem raízes na semelhança mútua e na emoção. As afinidades que temos com o ‘melhor amigo do homem’ são apresentadas de modo afetuoso e engraçado, mas ao mesmo tempo estético e crítico das nossas relações.

Sesi-SP, até 24 de setembro

Mais informações aqui.

 


Miguel Rio Branco: Nada levarei qundo morrer

Em 1979, Miguel Rio Branco frequentou por alguns meses o bairro Maciel, na região do Pelourinho, em Salvador. O resultado foi a famosa série de fotografias que leva o nome do bairro. Agora, quase 40 anos depois, o Masp apresenta a exposição Miguel Rio Branco: Nada levarei qundo morrer, uma nova visita do fotógrafo a estas imagens.

Masp, até 1 de outubro

Mais informações aqui.


Rio de Janeiro

 

Celso Brandão: Caixa-preta

O fotógrafo e cineasta alagoano Celso Brandão realiza a exposição Caixa-preta, com curadoria do fotógrafo Miguel Rio Branco. O conjunto de imagens da mostra é fruto da imersão do artista em sua terra de origem durante a década de 1990, com forte identidade, marcada pela existência do rio São Francisco, do sertão, de numerosos quilombos, do carnaval, da cana-de-açucar, de várias etnias indígenas e da diversidade geográfica.

Galeria da Gávea, até o dia 18 de agosto

Mais informações aqui.

 


Marcel Gautherot – Brasil: Tradição, Invenção 

A maior mostra das obras do fotógrafo francês Marcel Gautherot já exibida no Brasil acontece no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A exposição revela a profundidade com que Gautherot documentou as especificidades geográficas e culturais brasileiras. São mais de 300 imagens, representativas de diversidade temática e da qualidade estética desenvolvida por Gautherot ao longo de sua carreira no Brasil, abrangendo temas como o folclore brasileiro, a arquitetura moderna e barroca, a natureza do país e sua paisagem humana e situa o fotógrafo entre os nomes fundamentais da fotografia brasileira no século XX.

Centro Cultura Paço Imperial, até 20 de agosto

Mais informações aqui.

 


André Penteado: Missão francesa

Missão Francesa, exposição individual de André Penteado, investiga as reminiscências e os desdobramentos visuais da delegação que desembarcou no Rio de Janeiro no início do século 19 com a meta de instituir a Academia Imperial de Belas Artes, primeira instituição oficial de ensino de artes no país.

Museu Nacional de Belas Artes, até 10 de setembro

Mais informações aqui.

 


Chichico Alkmim, fotógrafo 

 

Em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, a exposição Chichico Alkmim, fotógrafo apresenta mais de 300 imagens produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século 20. Segundo Eucanaã Ferraz, curador da mostra, “Chichico é daqueles fotógrafos que parecem ter o poder de fazer vir ao primeiro plano a vida de seus modelos. E é patente a densidade existencial que se expressa no conjunto de características físicas que chamamos fisionomia, compreendida como a realização momentânea de um destino”.

Instituto Moreira Salles – RJ, até 01 de outubro

Mais informações aqui.

 


Fortaleza

 

O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos

Grande retrospectiva da obra de Chico Albuquerque, a exposição O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos, apresenta cerca de 400 fotografias, além de objetos, livros, recortes, exibição de filmes (It’s All True, Cangaceiros), documentários sobre ele, vídeo sobre o livro Mucuripe e entrevistas. Muitas fotografias são expostas pela primeira vez no Ceará. Elas são parte do acervo de cerca de 75 mil imagens produzidas pelo fotógrafo cearense em São Paulo entre 1947 e 1975, que está preservado na Reserva Técnica Fotográfica do IMS por meio de convênio com o MIS-SP.

Museu de Arte Contemporânea – CE, até 31 de agosto

Mais informações aqui.

 

 

 

 

Tags: , , , ,