Exposições

Uma seleção de exposições no Brasil para quem gosta de fotografia

Publicado em: 31 de maio de 2017

Veja uma seleção de exposições no Brasil (e, aqui, no exterior) para quem gosta de fotografia:

 São Paulo

 

Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca

A exposição Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca, que reúne cerca de 250 obras de 60 artistas, tem como eixo o acervo da instituição e pretende discutir o meio fotográfico para composição e produção de imagens e objetos, em suas diversas possibilidades, narrativas e suportes. Além das obras do acervo da Pinacoteca, compõem a mostra trabalhos de artistas do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e São Paulo, convidados pela curadoria da mostra. [imagem de Romy Pocztaruk]

Pinacoteca de SP, até 07 de agosto

Mais informações aqui.

 


Museu mise-en-scène

A artista Isis Gasparini apresenta, na exposição Museu mise-en-scène, a síntese de uma pesquisa que realiza há sete anos sobre a relação entre olhar, espaço expositivo e obra de arte. A mostra reúne fotografias, vídeo e instalação que refletem sobre o espaço museológico como um dispositivo que direciona o fluxo e o gesto do público, bem como sua relação com a história e a memória.

Galeria Zipper, até 17 de junho

Mais informações aqui.

 


Retrato: território da fotografia

A exposição Retrato: território da fotografia reúne a produção de fotógrafos nacionais e internacionais, como Horst P. Horst, Erwin Blumenfeld, Bob Gruen, Miro, Bob Wolfenson, Klaus Mitteldorf e Mario Testino, entre outros grandes nomes. O objetivo da mostra é valorizar o retrato, gênero mais popular da fotografia, a partir de uma seleção de imagens que pertencem ao acervo do MAB FAAP.
[Imagem de Bob Wolfenson]

MAB – FAAP, até 4 de junho

Mais informações aqui.

 


Henri Cartier-Bresson: primeiras fotografias

 

Em 1932, com a idade de 24 anos, o francês Henri Cartier-Bresson adquiriu, em Marselha, a câmera Leica da qual nunca se separou. Nos três anos seguintes, ele criou uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história da fotografia. Nesta mostra, com fotos clássicas e algumas inéditas, podemos perceber o caminho percorrido pelo jovem fotógrafo, suas viagens e aventuras pela Espanha, México, França e Itália.

Sesi-SP, até 25 de junho

Mais informações aqui.

 


Rio de Janeiro

 

World Press Photo 2017

Em sua 60ª edição, a exposição World Press Photo apresenta os registros mais impactantes do fotojornalismo mundial no último ano. São 154 imagens sobre temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente, incluindo a vencedora do prêmio principal, “Um assassinato na Turquia”, de Burhan Ozbilici. Neste ano em especial, os brasileiros Lalo de Almeida, da Folha de S. Paulo, e Felipe Dana, da agência The Associated Press, foram premiados. [imagem de Lalo de Almeida]

Caixa Cultural – RJ, até 18 de junho

Mais informações aqui.

 


Chichico Alkmim, fotógrafo 

Em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, a exposição Chichico Alkmim, fotógrafo apresenta mais de 300 imagens produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século 20. Segundo Eucanaã Ferraz, curador da mostra, “Chichico é daqueles fotógrafos que parecem ter o poder de fazer vir ao primeiro plano a vida de seus modelos. E é patente a densidade existencial que se expressa no conjunto de características físicas que chamamos fisionomia, compreendida como a realização momentânea de um destino”.

Instituto Moreira Salles – RJ, até 01 de outubro

Mais informações aqui.

 


Fortaleza

 

O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos

Grande retrospectiva da obra de Chico Albuquerque, a exposição O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos, apresenta cerca de 400 fotografias, além de objetos, livros, recortes, exibição de filmes (It’s All True, Cangaceiros), documentários sobre ele, vídeo sobre o livro Mucuripe e entrevistas. Muitas fotografias são expostas pela primeira vez no Ceará. Elas são parte do acervo de cerca de 75 mil imagens produzidas pelo fotógrafo cearense em São Paulo entre 1947 e 1975, que está preservado na Reserva Técnica Fotográfica do IMS por meio de convênio com o MIS-SP.

Museu de Arte Contemporânea – CE, até 02 de julho

Mais informações aqui.

 


Curitiba

Matéria Escura
Manoel Veiga

O Museu Oscar Niemeyer recebe a mostra Matéria Escura, de Manoel Veiga. A exposição é composta por 33 de fotografias impressas em tela da série mais recente do artista, que revisita as pinturas de Caravaggio e elimina as cores e os personagens, deixando apenas os tecidos, roupas e cortinas, com os quais o mestre italiano construía suas cenas.

Museu Oscar Niemeyer, até 11 de junho de 2017

Mais informações aqui.

 


 

Teresina

Alistamento – Éder Oliveira

A exposição Alistamento, de Éder Oliveira está em cartaz na Casa da Cultura de Teresina. O trabalho, parte do projeto Sesc Amazônia das Artes, apresenta retratos de jovens paraenses que se alistaram nas Forças Armadas.  “Tenho o militarismo desde criança em minha vida, uma relação direta com pessoas que serviram e também tinha pretensão de servir. Nessa exposição mostro o significado pessoal aliado com uma crítica social que precisa de atenção“, comenta o artista.

Casa da Cultura de Teresina, até 30 de junho

Mais informações aqui.

 

Tags: , , , ,