Perguntas frequentes | Bolsa de Fotografia

 

Preciso ter alguma formação acadêmica na área, ou ser fotógrafo, para participar?

Não existem restrições quanto à formação acadêmica ou profissional para participar.

Posso fazer a inscrição e enviar o material por e-mail? Posso entregar o projeto pessoalmente?
Não. Somente serão aceitas inscrições via correio.

Posso enviar o material em arquivos digitais em CD, DVD ou pendrive?
Não. Será aceito apenas material impresso, tanto textos quanto imagens.

Posso inscrever mais de um projeto?
Não. Cada candidato poderá se inscrever com apenas 1 projeto.

Qual o prazo para a apresentação do resultado final dos projetos selecionados?
Oito meses, contando a partir do pagamento da primeira parcela da bolsa, condicionada à assinatura do contrato.

O valor de R$ 65 mil por cada bolsa é líquido?
Não. Esse é o valor bruto, ao qual serão aplicados os descontos de impostos e contribuições previstos na legislação em vigor. O valor líquido será pago em três parcelas. Para maiores detalhes, consulte o item 5.3 do edital.

Posso participar de outras exposições ou publicações com o resultado do projeto?
Sim, mas somente após o período de exclusividade de um ano reservado ao Instituto Moreira Salles. Passado este prazo, o autor pode dispor do resultado final como melhor convier, desde que sempre acompanhado do seguinte crédito: “Realizado com incentivo da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS”.

Os direitos de uso do resultado final do projeto pertencerão ao Instituto Moreira Salles de forma permanente?
O IMS incorporará o resultado final ao seu acervo, e contará com exclusividade de uso pelo período de um ano. Findo este prazo, ainda poderá dispor do resultado final em exposições, publicações e outros usos de caráter cultural, mas o autor do projeto também terá esta prerrogativa, desde que conceda o devido crédito (“Realizado com incentivo da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS”).

Sou brasileiro, também preciso comprovar residência no país?
Não há necessidade.

É permitida a inscrição de coletivos com estrangeiros no grupo?
Poderão participar coletivos com membros estrangeiros, desde que contem com a participação de pelo menos um brasileiro residente no Brasil.

Sou estrangeiro, mas resido atualmente no Brasil. Posso participar?
Sim. Mas é necessário estar residindo no Brasil há pelo menos um ano.

Dia 2 de julho é um domingo. Por conta disso, as inscrições serão prorrogadas até o dia 3?
Não. A data final para postagem postagem é 2 de julho. A maioria das agências franqueadas dos Correios abre aos sábados. Verifique horário e endereço no site http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/. Também serão aceitas inscrições enviadas através dos serviços de empresas como DHL e Fedex.

 

Em caso de dúvidas não contempladas pelo edital ou pelo FAQ, entre em contato pelo e-mail bolsadefotografia@ims.com.br

  • Pingback: Bolsa de fotografia - ZUM()

  • Pingback: Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2015: inscrições de 11/4 a 19/6 | valberlucio()

  • Pingback: Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2015()

  • Pingback: Bolsa de Fotografia ZUM/IMS- Instituto Moreira Salles | SAINDO DA COXIA()

  • Pingback: Inscrições abertas para a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017 - ZUM()

  • Ricardo

    O valor de 65 mil é para cada ganhador ou será dividido?

    • Revista ZUM

      Olá Ricardo. O valor é para cada proojeto inédito. São dois prêmios de R$ 65 mil.

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Ricardo. Cada candidato selecionado receberá R$ 65 mil.

  • Pingback: BOLSA DE FOTOGRAFIA Inscrições abertas para a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017 | A PHOTOGRAPHY BLOG BY ROSÂNGELA FIALHO()

  • Pingback: Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017 :inscrições abertas()

  • Pingback: Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2017 >inscrições abertas()

  • Oscar Bressane

    É preciso discriminar no corpo da proposta como o valor do prêmio será utilizado?
    Qual a porcentagem retida do prêmio para pagamento de impostos?

  • edson landim

    Sou artista plástico e trabalho com fotografias autorais,criando montagens através de seus fragmentos. Esse tipo de manipulação seria aceito?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Edson. Não há qualquer restrição quanto a isso no edital. Você pode se inscrever normalmente.

  • kika ramos

    Boa noite. Quantas fotos devo enviar do portfolio do projeto?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Kika. Não há um número máximo ou mínimo de fotos definido. Envie a quantidade que achar adequada.

  • kika ramos

    O CV que será enviado impresso também deve conter fotos? Se sim, quantas?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Kika. Não há necessidade de acrescentar fotos ao CV.

  • Victor

    Olá, estou com dúvidas referentes a algumas entregas.
    Os portfólios (pessoal e do projeto) podem ser diagramados como livretos ou as fotos precisam estar soltas?
    Posso incluir o currículo como conteúdo do livreto?
    Qual a média de fotos que geralmente compõe os projetos que já foram pro Acervo?

    Valeu! <3

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Victor. Você pode diagramar como achar melhor e incluir o currículo no conteúdo, desde que o tamanho não ultrapasse A4. É difícil falar em média de fotos, uma vez que há trabalhos em livro e também projetos multimídia. Você pode ter uma noção sobre estas questões navegando pelos vencedores das edições anteriores.

  • Aluan Smuk

    Uma duvida quanto ao “formato aproximado das imagens e o tipo de suporte”. É para quando for adicionar ao acerto do IMS, né?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Aluan. Não entendi bem sua pergunta. Estas são questões referentes ao resultado final do seu trabalho, e podem variar em suporte e formato de acordo com os objetivos pretendidos.

  • Silnei Scharten Soares

    Olá, o prazo de postagem é 02 de julho, domingo. Isso significa que a postagem deve ser feita até o sábado, dia 1o, certo? Esta deve ser a data da postagem, não a data de recebimento do material, não é isso?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Silnei. Você tem até o dia 2 de julho para postar o projeto. O que vale, para fins de inscrição, é a data da postagem.

      • Piu Gibson

        Levantei exatamente esta questão. A bem da verdade, as inscrições encerraram no dia 30.

  • Jp Accacio

    Olá. Pelo edital, vocês pedem apenas envio de material impresso, dando a entender que o mesmo contempla apenas projetos de fotografia. Porém, a artista Dora Longo Bahia ganhou o edital do ano passado com um projeto de video-instalação. Poderiam por favor esclarecer?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá. No caso do projeto envolver material audiovisual e/ou instalação, é necessário que o proponente descreva estes itens no corpo do projeto. Há ainda a possibilidade de inserir cenas (frames) dos vídeos e mesmo desenhos que indiquem a montagem da obra, no caso de uma instalação.

      • Jp Accacio

        ok, entendido, obrigado.

  • Pedro Mendes Müller

    Oi! Voces poderao devolver a inscriçao caso eu coloque um envelope com a postagem já paga e selada dentro do envelope principal?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Pedro. Conforme o edital (item 4.6), os candidatos poderão retirar os projetos não selecionados no endereço indicado no item 3.2, no prazo de até 30 dias a contar da divulgação do resultado final. Após este prazo, os projetos não retirados serão inutilizados.

      • Pedro Mendes Müller

        É porque, pra quem mora em outros estados, fica inviável buscar pessoalmente heheh.

  • Agnaldo Rocha

    Bom dia! Preciso enviar PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ou só o PROJETO DESCRITIVO?

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Agnaldo. O edital não menciona planilha orçamentária. Entretanto, você pode inserir este tipo de dado conforme item 3.3 (v): “outras informações que permitam a avaliação do projeto”.

      • Agnaldo Rocha

        Obrigado!!!

  • Piu Gibson

    Olá! As inscrições vão até 02 de julho/2017, mas este dia cai num domingo. Gostaria de saber se serão aceitas as inscrições postadas no dia 03, justo que o último dia não é um dia útil e os Correios não funcionam. Aguardo retorno. Obrigado!

    • Instituto Moreira Salles

      Olá Piu. As inscrições encerraram no dia 2/7, conforme item 3.2 do edital. Para se manter informado sobre os prazos da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, recomendamos que assine nossa newsletter: http://ims.com.br/newsletter/assinar