Bolsa de fotografia

Garapa e Helena Martins-Costa são os ganhadores da Bolsa de Fotografia 2014

Publicado em: 30 de julho de 2014

Bolsa6_ajustado

A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos inéditos selecionados para a Bolsa de Fotografia 2014:

Postais para Charles Lynch, do Coletivo Garapa (São Paulo/SP – 2008)

O coletivo é formado pelos jornalistas e artistas visuais Leo Caobelli (Pelotas/RS – 1980), Paulo Fehlauer (Mal. Candido Rondon/PR – 1982) e Rodrigo Marcondes (São Paulo/SP) – 1979. Os trabalhos do Garapa lançam mão de múltiplos formatos e linguagens para produzir narrativas visuais e pensar a imagem e a linguagem documental como campos híbridos de atuação.

 

Desvio, de Helena Martins-Costa (Porto Alegre/RS – 1969)

Artista visual, bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP. Seu trabalho resgata imagens rejeitadas que sobreviveram ao desaparecimento e, através de um processo de arqueologia fotográfica, identifica tipologias.  

 

Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 588 projetos de todas as regiões do Brasil, além de material enviado por brasileiros residentes no exterior.

O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Os projetos contemplados pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2013 foram Microfilme, de Letícia Ramos, e Zoo, de João Castilho.

 

Comissão julgadora

Agnaldo Farias, professor da FAU/USP, curador e crítico de arte
Heloisa Espada, coordenadora de artes visuais do IMS
Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do IMS
Thyago Nogueira, editor da ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS

Leia o edital aqui.

Tags: , ,